Fundo Tarpon GT FIC FIA: como é a gestão do fundo

O Fundo Tarpon GT FIC FIA está disponível no mercado desde 2010 e apresenta um portfólio com ações resilientes e de empresas de qualidade.

Em 2020, apesar da crise do coronavírus, o fundo atingiu uma rentabilidade positiva: 7,32% no ano  considerando o período de janeiro a julho.

Quer entender melhor esses resultados e como é a gestão do Fundo Tarpon GT FIC FIA?

Então é só continuar com a leitura do artigo.

Origem do Fundo Tarpon GT FIC FIA

O Fundo Tarpon GT FIC FIA foi lançado no mercado em 2010.

O fundo foi criado pela gestora Tarpon, que atua no mercado financeiro brasileiro desde 2002.

Destinado a investidores em geral, o fundo tem como objetivo alcançar a valorização das cotas por meio da aplicação de no mínimo 95% do patrimônio líquido no Tarpon GT Master Fundo de Investimento em Ações.

O patrimônio líquido do fundo é de R$ 219,27 bilhões, de acordo com dados de julho de 2020.

Gestão do Fundo Tarpon GT FIC FIA

Atualmente a equipe de gestão do Fundo Tarpon GT FIC FIA é composta por seis profissionais que buscam identificar empresas com grande potencial de criação de valor no longo prazo. 

Em entrevista para a Pi Investimentos, Rafael Maisonnave, um dos gestores, afirma que a Tarpon sempre tenta refletir na carteira as melhores ações em termos de risco e retorno.

“Desenvolvemos ao longo dos anos algumas ferramentas que nos ajudam durante o processo de escolha de novos investimentos. É uma ferramenta que tenta mapear dentro do mercado as melhores oportunidades”, explica.

Com isso em mente, conheça os gestores:

Zeca Magalhães

Sócio e membro do Conselho de Administração da Tarpon, com passagem por empresas como Cremer e Marisa e atuação em áreas de gestão de portfólio e desenvolvimento de negócios.

Rafael Maisonnave

Sócio e gestor de portfólio, com atuação anterior como gerente de investimento no Pátria, analista de negócios da Roland Berger Strategy Consultants e CFO da Casa do Pão de Queijo.

Caio Lewkowicz

Sócio e gerente de portfólio, o profissional atuou na área de private equity do Pátria e foi gerente de planejamento financeiro na Smart Fit antes de ingressar na Tarpon.

Martim Andrada

Juntou-se à Tarpon em 2017 como analista de operações e atualmente atua como equity trader. Tem passagem pela AF Invest com analista de risco.

Roberto Waissmann

Atua como analista de ações na Tarpon e tem passagem como analista sell-side de ações do Bradesco BBI, cobrindo setores de real estate e educação.

Guilherme Ávila

É analista de ações na Tarpon desde 2018, graduado em administração e com passagem pela área da tesouraria da fintech Stone Co.

Estratégia do Fundo Tarpon GT FIC FIA

A Tarpon tem uma filosofia de investimento que consiste na busca por ações com ampla margem de segurança e valor intrínseco, sem deixar de analisar os parâmetros essenciais da qualidade dos negócios nos quais aplica o patrimônio dos cotistas.

“Ao pesquisar os melhores investimentos, procuramos a combinação de valuation atrativo e qualidade do negócio”, afirma a Tarpon no site.

A estratégia de investimento do fundo se divide em dois aspectos centrais:

  • Qualidade do negócio: foco em retorno aos acionistas, previsibilidade das empresas que integram o portfólio, negócios com potencial de crescimento e estrutura de capital adequada
  • Valuation: foco em empresas com valor intrínseco, monitoramento de indicadores do mercado e visão de investimento independente e voltada para o longo prazo.

Cabe pontuar que o fundo tem taxa de administração de 2% ao ano e taxa de performance de 20% do que exceder o Ibovespa.

Além disso, apresenta liquidez de D+30 e tem viés de investimento small e mid caps.

Rentabilidade do Fundo Tarpon GT FIC FIA

A seguir, descubra os números de rentabilidade do Fundo Tarpon GT FIC FIA desde a sua criação:

  • 2011: -0,21% 
  • 2012: 43,21%
  • 2013: 5,60% 
  • 2014: -1,88% 
  • 2015: -14,84% 
  • 2016: 36,41% 
  • 2017: 56,60%
  • 2018: 24,34%
  • 2019: 51,50%.

De acordo com o relatório de performance divulgado pela gestora em julho de 2020, o fundo apresentava uma rentabilidade de 7,32% no ano  — resultado positivo sobretudo no cenário atual de crise do coronavírus.

E aí, gostou de conhecer o fundo Tarpon GT FIC FIA e o seu modelo de gestão?

Compartilhe este artigo e leia outros conteúdos exclusivos sobre investimentos aqui no blog.

Deixe uma resposta