fbpx
INVESTIMENTO EM FUNDOS (400 x 200 px)

Como fazer portabilidade de previdência para o BTG em 2024

Fazer a portabilidade de previdência para o BTG é muito fácil.

Nas próximas linhas, vou contar um pouquinho de como esse processo funciona, quais são as vantagens da previdência privada do BTG e como montar o seu planejamento para os investimentos de longo prazo.

Já adianto o seguinte: a portabilidade não tem custo, tributação ou taxas escondidas.

Ela é um mecanismo que torna esse investimento mais maleável e dá mais independência e liberdade para o investidor.

Ficou interessado? Então acompanhe nosso tutorial e faça a portabilidade de previdência para o BTG Pactual com tranquilidade e sem sobressaltos.

Consultoria de investimentos

Antes de fazer portabilidade de previdência para o BTG

Se você está interessado em descobrir como fazer a portabilidade de previdência para o BTG, é provável que esteja insatisfeito com a seguradora, o fundo ou o consultor com o qual você fez seus investimentos. 

A boa notícia é que a portabilidade previdenciária é um direito de todo investidor, não tem custos operacionais, é isenta de impostos e pode ser feita sem burocracia.

Mas antes de fazer a migração, você precisa estar consciente da decisão e ter clareza quanto ao destino dos seus investimentos.

Vamos, então, aos principais aspectos a serem considerados: 

Compare taxas e rentabilidade

O primeiro passo antes de solicitar a portabilidade da previdência é analisar as taxas e a rentabilidade dos produtos.

Nessa hora, lembre que a performance dos fundos já é líquida de taxas.

Quanto à rentabilidade, é possível comparar os fundos de previdência com base em dois parâmetros:

  1. Os principais índices de mercado, como CDI, IPCA ou Ibovespa
  2. Outros fundos de mesmo perfil e com características semelhantes (cuidado para não comparar fundo de renda fixa com fundo de ações, por exemplo).

Algumas instituições financeiras e portais de conteúdo oferecem gratuitamente o serviço de comparador de fundos, como o Mais Retorno, que rastreia a base de dados da CVM.

Quanto às taxas de administração e performance, faça a comparação, mas tenha em mente que nem sempre a taxa mais baixa é um bom indicativo. 

O que importa, de fato, é quanto o fundo entrega de retorno depois do desconto das taxas, e essa informação já é a que aparece nas lâminas e demais documentos relacionados à performance.

Escolha o novo fundo de previdência

Além de considerar as informações quantitativas, analise também os aspectos qualitativos no processo de escolha do novo fundo de previdência para o qual você fará a portabilidade.

Leia o regulamento e outros documentos essenciais, pesquise sobre a instituição financeira e busque informações sobre o gestor responsável. 

A escolha do novo fundo de previdência pode levar algum tempo, mas é uma etapa crucial para o sucesso do investimento no longo prazo. 

Quanto mais informação de qualidade você tiver, mais assertiva será a sua escolha.

Abra sua conta no BTG Pactual

Para fazer a portabilidade de previdência para o BTG, você precisará abrir uma conta no BTG Pactual Digital. 

A abertura é gratuita e extremamente simples. Tudo que você precisa fazer é baixar o app, preencher as informações solicitadas e aguardar a resposta. Dependendo da situação, sua conta pode ser liberada no mesmo dia. 

Tenha um assessor ou consultor de confiança

O BTG Pactual oferece alguns dos principais fundos de previdência privada no seu portfólio, além de contar com parceria com a Icatu para trazer ainda mais alternativas para o investidor.

Mesmo assim, é essencial contar com um assessor ou mesmo um consultor de investimentos de confiança.

Ele pode ajudar a escolher as estratégias de acordo com o seu perfil, tirar dúvidas sobre os gestores e montar um planejamento de investimentos que faça sentido para os seus objetivos.

> Leia também: Previdência privada vale a pena? Conheça as vantagens.

É fácil fazer portabilidade de previdência para o BTG?

Fazer a portabilidade de previdência para o BTG é muito simples e prático.

No BTG, você tem a Previdência Multifundos, ou seja, um certificado que pode combinar diversos fundos e estratégias para buscar os melhores resultados e ainda compensar impostos entre diferentes classes de fundos.

Se você não conta com assessor, pode resolver tudo pelo app, sem burocracia e sem a necessidade de entrar em contato com a instituição de origem.

A portabilidade online foi incorporada ao aplicativo do BTG em 2021 exatamente com o propósito de dar mais autonomia aos investidores.

A migração pode ser total ou parcial entre um ou mais fundos, desde que sejam da mesma modalidade: PGBL para PGBL ou VGBL para VGBL.

Quanto à tributação, é possível mudar, mas apenas da tabela progressiva para a regressiva do Imposto de Renda. 

O BTG Pactual oferece mais de 170 fundos de previdência dos principais gestores do Brasil, uma grade completa para atender a todos os perfis e objetivos.

Consultoria de investimentos

Como fazer portabilidade de previdência para o BTG no app

Vamos, então, ao passo a passo de como fazer a portabilidade de previdência para o BTG utilizando o aplicativo. 

Confira.

  1. Ao abrir o aplicativo BTG, clique em “Investir”, depois em “Previdência” e em seguida em “Fazer portabilidade
  2. Digite os dados da sua previdência em outra instituição, como tipo de plano (PGBL ou VGBL), regime de tributação (tabela progressiva ou regressiva), CNPJ do fundo origem, número do processo Susep, entre outros. Os dados constam no seu extrato do plano de previdência
  3. Antes de continuar, você pode anexar também o extrato de sua previdência na instituição origem
  4. Feito isso, escolha o fundo de destino para o qual você deseja migrar os seus recursos e confirme a escolha em seguida
  5. Informe se deseja transferir o saldo total ou parcial e outros detalhes, como se pretende contribuir mensalmente, quais serão seus beneficiários, modalidade de renda, etc.
  6. Revise as informações preenchidas e clique em “Solicitar portabilidade”.

Após concluída a solicitação, você pode baixar e arquivar os documentos relacionados, como o Termo de Portabilidade, ou acessá-los diretamente pelo e-mail.

A efetiva transferência dos recursos entre os planos de previdência ocorre em no máximo 10 dias úteis, dependendo se o plano foi aprovado antes ou depois de 26/12/2017.

Neste vídeo, você confere um tutorial com mais detalhes sobre como fazer a portabilidade de previdência para o BTG pelo aplicativo:

Como investir em previdência com ajuda especializada

E se você está começando agora, investir em previdência com o BTG Pactual também é muito simples. 

Dá para resolver tudo com o seu assessor e montar um portfólio personalizado com fundos previdenciários de diversos gestores em um único certificado.

Atualmente, as maiores assets e os maiores gestores do mercado contam com versões previdenciárias do seu fundo.

Depois de ser maltratada pelos bancões engessadas, a previdência privada voltou com tudo e se tornou uma das opções mais sofisticadas de investimento para buscar maior eficiência tributária, maleabilidade de aplicação, liberdade de escolhas e resultado de longo prazo com olhar para a sucessão patrimonial.

A parte mais importante e que exige maior atenção do investidor é quanto à escolha dos produtos e a definição do plano sob medida. 

Nesse aspecto, conte comigo para ajudar você a estruturar uma carteira ajustada ao seu perfil e objetivos, com os melhores fundos de previdência.

Consultoria de investimentos para aproximar você de seus objetivos. Comece agora!

Quer conhecer mais sobre o meu trabalho e descobrir como a consultoria de investimentos pode ajudar na construção e preservação do seu patrimônio?

Mande uma mensagem pelo WhatsApp e vamos conversar!

Consultoria de investimentos


Lembre-se: rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro. O desempenho dos fundos é líquido de taxas, mas não de impostos. O conteúdo deste blog tem o objetivo de educação financeira. Não tome decisões baseadas unicamente neste ou em qualquer texto. Faça a lição de casa, estude, questione, investigue e dê valor ao seu dinheiro.

Picture of Gustavo Heldt

Gustavo Heldt

Consultor associado da TRAAD Wiser Investor. Especialista em Investimentos e Finanças.

Me segue lá no Instagram 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie suas dúvidas :)