fbpx
INVESTIMENTO EM FUNDOS (400 x 200 px)

Fundos de investimento do agronegócio: o que são e como investir

Quer entender melhor o que são fundos de investimento do agronegócio e se essa aplicação faz sentido para o seu perfil?

Então você chegou ao lugar certo.

Nas próximas linhas, vamos descobrir os principais tipos de fundos que investem em agronegócio (de diferentes formas) e desvendar o que são os FIAGROs, um tipo de fundo criado em 2021 e que está chamando a atenção dos investidores.

Ficou interessado? Siga a leitura.

Consultoria de investimentos

O que é um fundo de investimento do agronegócio

Fundo de investimento do agronegócio é uma modalidade de aplicação coletiva que investe na cadeia produtiva do setor agro

Há diferentes tipos de fundos de investimento do agronegócio, tanto abertos (que permitem o resgate de cotas) quanto fechados (que não permitem). Os principais são: 

  • Fundos de ações que investem em empresas do setor
  • Fundos multimercados com exposição ao setor
  • Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs
  • Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagros).

O Fiagro é um produto criado recentemente (Lei 14.130, de março de 2021), inspirado nos fundos imobiliários. 

Poucos meses após a aprovação da lei, a B3 divulgou uma lista com 14 fundos dedicados às cadeias produtivas do agronegócio.

> Leia também: Quais são os Investimentos isentos de IR e quando valem a pena?

Tese dos fundos de investimento do agronegócio

A tese dos fundos de investimento do agronegócio tem um ponto fundamental em comum: participar de um mercado que responde por mais de 20% do PIB brasileiro.

A política de investimento de cada fundo varia conforme o tipo e a classificação. 

Há fundos focados em títulos de crédito, fundos multimercados, fundos de ações ou que compram fazendas para arrendar. 

O Brasil é um importante produtor mundial de commodities agrícolas, como soja, café, laranja, algodão, açúcar, proteína animal e outros produtos primários.

Dentre os fatores que favorecem o protagonismo agropecuário brasileiro, destacam-se o clima favorável, a grande extensão territorial e a abundância de recursos naturais.

Cientes da importância do setor para a economia, os fundos de investimentos do agronegócio buscam preencher uma lacuna historicamente negligenciada pelo crédito bancário convencional.

Consultoria de investimentos

Exemplos de fundos de investimento do agronegócio

Agora que você sabe o que é um fundo de investimento do agronegócio, vamos a alguns exemplos.

BB Ações Agro

O fundo BB Ações Agro, da BB DTVM, investe em empresas nacionais e internacionais ligadas ao agronegócio. 

Fundado em fevereiro de 2021, o fundo é destinado a todos os investidores, aceita aplicações a partir de R$ 0,01 e tem rentabilidade acumulada de 2,37% (novembro de 2021).

Por se tratar de um fundo aberto, o investidor pode solicitar resgate quando quiser, conforme os prazos preestabelecidos.

Vítreo Agro FIM

O fundo de investimento do agronegócio da Vítreo é um multimercado temático global, que investe em ações, ETFs e contratos futuros. 

Lançado em junho de 2021, tem como público-alvo investidores em geral, permite aporte mínimo de R$ 100,00 e apresenta rentabilidade acumulada de 3,3% (novembro 2021).

O Vítreo Agro FIM também é um fundo aberto, o que significa que os investidores podem entrar (quanto o fundo estiver aberto à captação) e sair (solicitar resgate).

BTG Pactual Agro Logística (BTAL11)

O BTAL11 é um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) do BTG Pactual Gestora de Recursos que investe na cadeia logística do agronegócio.

Dentre os ativos do fundo, destacam-se: armazéns refrigerados, centros de recebimento de grãos, terminal de transbordo intermodal e terminal portuário. 

O BTG Pactual Agro Logística é um fundo fechado (não permite o resgate de cotas), negociado em bolsa, destinado principalmente a quem busca renda recorrente

Assim como a maioria dos FIIs, o BTAL11 paga rendimentos mensais isentos de imposto de renda para pessoa física.

Riza Agro-Fiagro Imobiliário (RZAG11)

O RZAG11, primeiro Fiagro da gestora Riza, começou a ser negociado na B3 no mês de outubro de 2021.

Semelhante aos FIIs, o Fiagro Riza é um fundo fechado que investe predominantemente em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA).

Representa uma alternativa de investimento para quem busca renda passiva (o RZAG11 também distribuirá rendimentos mensais aos cotistas).

Consultoria de investimentos para aproximar você de seus objetivos. Comece agora!

Além dos fundos de investimento em agronegócio

Os fundos de investimento em agronegócio são alternativas interessantes para o investidor brasileiro.

Mas devem ser encarados como uma parcela de um portfólio mais amplo e diversificado.

Eles podem ser utilizados para a obtenção de rendimentos mensais isentos de IR, para a construção de um patrimônio com ganhos reais acima da inflação e para a maximização de rentabilidade pela exposição ao setor mais importante para o PIB nacional.

Além desse tipo de fundo, vale a pena pensar na composição de um portfólio mais abrangente, que contemple estratégias complementares.

Alguns exemplos são títulos de renda fixa atrelados à inflação, fundos de debêntures incentivadas (também isentos de Imposto de Renda), fundos de ações brasileiras e internacionais (para investir diretamente na geração de riqueza do planeta), fundos multimercado macro (com investimento em diferentes ativos e riscos), entre outros.

Tudo isso pode fazer parte da sua jornada como investidor.

Os primeiros passos você já está dando ao buscar conhecimento de qualidade e se manter informado sobre os principais fundos de investimento do mercado.

Se você curtiu este conteúdo e as informações sobre os fundos de investimento do agronegócio, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos que também estão começando a explorar esse universo fascinante dos investimentos.

Quer conhecer mais sobre o meu trabalho e descobrir como a consultoria de investimentos pode ajudar na construção e preservação do seu patrimônio?

Mande uma mensagem pelo WhatsApp e vamos conversar!

Consultoria de investimentos


Lembre-se: rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro. O desempenho dos fundos é líquido de taxas, mas não de impostos. O conteúdo deste blog tem o objetivo de educação financeira. Não tome decisões baseadas unicamente neste ou em qualquer texto. Faça a lição de casa, estude, questione, investigue e dê valor ao seu dinheiro.

Gustavo Heldt

Gustavo Heldt

Consultor associado da TRAAD Wiser Investor. Especialista em Investimentos e Finanças.

Me segue lá no Instagram 🙂

One thought

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie suas dúvidas :)