fbpx
INVESTIMENTO EM FUNDOS (400 x 200 px)

Vale a pena investir em fundos cambiais em 2024? Descubra

Em dúvida se vale a pena investir em fundos cambiais?

No universo amplo dos investimentos, isso é muito comum, afinal, há diversas classes de ativos no mercado e escolher os mais adequados nem sempre é uma tarefa fácil. 

A boa notícia é que, depois de ler este post, você terá uma visão mais clara das razões para escolher ou não um fundo cambial.

Além do mais, se precisar de ajuda para estruturar uma carteira sólida e diversificada, pode contar comigo para uma consultoria especializada. 

Então, vamos lá!

Consultoria de investimentos

Vale a pena investir em fundos cambiais?

De maneira abrangente, sim, vale a pena investir em fundos cambiais, desde que dentro de uma estratégia de portfólio.

Os fundos cambiais são uma categoria de fundos de investimentos que investem pelo menos 80% do patrimônio em ativos relacionados a moedas estrangeiras. 

Os outros 20% podem ser alocados em outras classes de ativos, como os títulos públicos.

Ao investir em fundos cambiais que se expõem a moedas como o dólar ou o euro, o investidor está interessado em acompanhar a performance de determinado câmbio. 

Assim, um fundo cambial pode servir como proteção do poder de compra em determinada moeda.

Ou como hedge (proteção) de uma carteira de investimentos.

Vale lembrar que o dólar historicamente anda na contramão das ações brasileiras, ou seja, são ativos com correlação negativa.

Alguém com uma carteira de ações locais e com exposição à moeda americana, por exemplo, suaviza os impactos da queda da bolsa em eventuais crises internas. 

Consultoria de investimentos

Quando investir em fundos cambiais?

Vimos que, dentro de uma estratégia de diversificação, pode valer muito a pena investir em fundos cambiais, mas quando alocar?

Essa é uma pergunta para a qual não há uma resposta exata. 

Depende de uma série de questões, como seus objetivos (curto, médio, longo prazo) e nível de diversificação da carteira.

Depende também do perfil do investidor — fundos cambiais, por serem voláteis, são destinados a investidores com perfil moderado/arrojado.

Se a sua intenção é se proteger contra oscilações de determinada moeda, pensando em fazer uma viagem ao exterior, o investimento em um fundo cambial não precisa estar conectado à sua carteira de longo prazo.

Por outro lado, caso queira diversificar seu portfólio contra, principalmente, o risco Brasil e seus impactos sobre a depreciação do real, deve pensar a carteira como um todo.

Significa que você precisa ter, antes do fundo cambial, uma reserva de emergência e uma seleção de ativos de renda fixa e variável ajustada a seu perfil e objetivos.

Leia também: Tributação de fundos cambiais: como funciona?

Ainda tem dúvidas sobre a composição da sua carteira? O vídeo abaixo tem um super conteúdo com tudo que você precisa saber para tomar as melhores decisões:

Como investir em fundos cambiais?

Se você chegou à conclusão de que vale a pena investir em fundos cambiais, os aportes em si são bastante simples.

Basicamente, você precisa:

  1. Abrir uma conta em uma corretora de valores
  2. Escolher o fundo cambial exposto à moeda de seu interesse
  3. Fazer o aporte
  4. Aguardar o prazo de liquidação.

O passo a passo pode ser ligeiramente diferente de uma instituição para outra, mas de maneira geral, é bastante intuitivo.

Consultoria de investimentos para aproximar você de seus objetivos. Comece agora!

Vale ressaltar que o mais importante é a escolha do produto, mas isso é algo que você não precisa fazer sozinho se tiver a parceria de profissionais.

Quer conhecer mais sobre o meu trabalho e descobrir como a consultoria de investimentos pode ajudar na construção e preservação do seu patrimônio?

Mande uma mensagem pelo WhatsApp e vamos conversar!

Consultoria de investimentos


Lembre-se: rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro. O desempenho dos fundos é líquido de taxas, mas não de impostos. O conteúdo deste blog tem o objetivo de educação financeira. Não tome decisões baseadas unicamente neste ou em qualquer texto. Faça a lição de casa, estude, questione, investigue e dê valor ao seu dinheiro.

Picture of Gustavo Heldt

Gustavo Heldt

Consultor associado da TRAAD Wiser Investor. Especialista em Investimentos e Finanças.

Me segue lá no Instagram 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie suas dúvidas :)