Já se perguntou se fundos de ações pagam dividendos aos seus cotistas?
Muitos investidores buscam nesses proventos uma forma de renda passiva, já que as empresas da bolsa são obrigadas a distribuir no mínimo 25% de seu lucro líquido para acionistas.
Mas, para os fundos, que funcionam como um veículo de investimento, a dinâmica é um pouco diferente.
Ficou curioso para saber se fundos de ações pagam dividendos?
Então, continue lendo e tire essa dúvida de uma vez por todas.
Navegue pelo conteúdo do post
Afinal, fundos de ações pagam dividendos?
Antes de responder se fundos de ações pagam dividendos, vamos entender melhor o que significa esse tipo de rendimento.
Os dividendos são a parcela do lucro líquido de uma empresa de capital aberto que é distribuída entre os acionistas, de acordo com as classes de ações e quantidade de papéis que cada um possui.
As empresas listadas na bolsa podem escolher se dividem os lucros com os acionistas ou se reservam parte dele para reinvestir na empresa e aumentar seu potencial de valorização.
De qualquer forma, é obrigatório distribuir no mínimo 25% do lucro líquido com os sócios e acionistas.
Quando você compra uma ação preferencial (com o final 4), por exemplo, está garantindo o direito de prioridade no pagamento de dividendos.
Nesse caso, o dinheiro cai diretamente na sua conta da corretora de valores, conforme a periodicidade e política de distribuição adotada pela empresa.
Já em fundos de investimentos como fundo de ações, a dinâmica é diferente, como veremos a seguir.
Como fundos de ações pagam dividendos
Como já vimos aqui no blog, existem fundos de ações focados na estratégia de dividendos, ou seja, que concentram recursos em empresas com bom dividend yield (indicador que mostra quanto a ação pagou em dividendos e proventos).
Mas isso não significa que esses fundos de ações pagam dividendos diretamente ao investidor, como ocorre na compra direta de papéis na bolsa.
Na realidade, o lucro líquido distribuído fica sob responsabilidade do gestor do fundo, que geralmente reinveste esse dinheiro em ações para gerar impacto positivo no valor das cotas.
Ou seja: suas cotas se valorizam com os proventos recebidos.
Mas é importante frisar que você não irá receber os dividendos na sua conta da corretora de valores, e sim ganhar com a valorização das cotas.
Para receber o dinheiro diretamente, você pode realizar o stock picking por conta própria na bolsa de valores e montar sua carteira.
E os fundos de ações existem justamente para poupar tempo e deixar esse trabalho com um gestor profissional, certo?
> Leia também: ETF ou fundo de ações: qual a diferença entre eles?
Vale a pena investir em fundos de ações de dividendos?
O foco em dividendos é uma das estratégias possíveis para um fundo de ações, e a escolha depende dos seus objetivos.
Existem fundos de ações que focam em empresas de qualidade com bons preços, empresas de determinados setores, empresas de baixa capitalização e bom potencial de valorização (small caps) e várias outras abordagens.
Além disso, você deve considerar se o fundo possui uma estratégia long only (posições compradas), long & short (posições compradas e vendidas) e long biased (viés de compra com posições vendidas para reduzir exposição líquida).
Logo, são muitos critérios para avaliar além do potencial de pagamento de dividendos das ações que compõem a carteira do fundo.
Mas é claro que um fundo que recebe proventos consideráveis de empresas se beneficia de uma previsibilidade maior de resultados.
Até porque as empresas que distribuem dividendos com mais frequência e em volume maior costumam ser as mais sólidas.
Agora, se você quer receber dividendos periódicos como renda passiva, talvez os fundos de ações não sejam a melhor opção.
Outros fundos que pagam dividendos
Como vimos, os fundos de ações pagam dividendos indiretamente, mas também existem fundos que distribuem esse valor aos acionistas.
Veja alguns exemplos.
Fundos imobiliários
Os fundos imobiliários (FIIs) estão entre os fundos mais famosos que pagam rendimentos.
Basicamente, eles investem em ativos do mercado imobiliário como papéis de setores da construção civil e aluguéis, por exemplo.
Dessa forma, ao comprar cotas de FIIs, você recebe uma renda passiva todos os meses, sob a forma de dividendos.
Por lei, os fundos imobiliários precisam distribuir 95% de seu resultado financeiro a cada semestre, mas normalmente os valores são pagos mensalmente aos cotistas.
Uma das principais vantagens, nesse caso, é que o valor recebido em dividendos é isento de IR — saiba mais no post sobre dividendos de fundos imobiliários.
Fundos de investimento em participações (FIPs)
Os fundos de investimento em participações (FIPs), ou Private Equity, são fundos de condomínio fechado que investem em ações e outros títulos de empresas de capital aberto e fechado, além de sociedades limitadas.
Eles estão disponíveis apenas para investidores qualificados (que possuem acima de R$ 1 milhão investido) e têm o diferencial de investir em empresas em desenvolvimento e proporcionar maior participação na gestão.
Alguns desses fundos distribuem dividendos aos seus cotistas, embora ainda não estejam padronizados o suficiente para distribuir proventos como os FIIs.
Consultoria de investimentos para aproximar você de seus objetivos. Comece agora!
Fundos de investimentos em direitos creditórios (FIDC)
Os fundos de investimentos em direitos creditórios (FIDCs) investem em títulos de créditos formados por contas a receber de empresas.
Esses direitos creditórios são quantias a receber por meio de parcelas de cartões de crédito, aluguéis, duplicatas, cheques, etc.
Assim, o fundo busca retorno por meio desses direitos, destinando no mínimo 50% dos recursos a eles.
Em alguns casos, esses fundos também pagam dividendos aos seus cotistas.
E então, deu para entender como fundos de ações pagam dividendos?
Agora você pode decidir se vale a pena ou não comprar cotas desses fundos.
Se esse texto ajudou você, compartilhe com outros investidores interessados.
Quer conhecer mais sobre o meu trabalho e descobrir como a consultoria de investimentos pode ajudar na construção e preservação do seu patrimônio?
Mande uma mensagem pelo WhatsApp e vamos conversar!
Lembre-se: rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro. O desempenho dos fundos é líquido de taxas, mas não de impostos. O conteúdo deste blog tem o objetivo de educação financeira. Não tome decisões baseadas unicamente neste ou em qualquer texto. Faça a lição de casa, estude, questione, investigue e dê valor ao seu dinheiro.
7 Thoughts
Olá!
Após a empresa pagar os dividendos, qual o prazo para incorporar nas cotas esse valor?
Boa tarde, Gustavo
Pelo que foi exposto acima , os dividendos não caem diretamente na conta do aplicador, para mim que sou leigo, dá a impressão que perdi, fica pra alguém. Vou ser mais específico, eu tenho aplicação no fundo de ações da petrobrás (gerenciado pela caixa). Mas nunca vi dividendos no meu extrato (só agora eu dei conta). Se for possível responder eu agradeço.
Esse fundo específico não é vantajoso para você, Vlademiro, pois ele cobra taxa de administração para fazer um trabalho de alocação bem passivo.
Esses fundos monoativos são péssimos! Não por não pagarem dividendos (que são reinvestidos nas ações das empresas), mas por cobrarem taxas altas para fazer nada. Saia dessa o quanto antes.
Mas visualize: os dividendos são pagos para o fundo de investimento, que usa o dinheiro para comprar mais ações da empresa. Ou seja, o dinheiro é reinvestido nas ações e, quando elas se valorizam, você ganha mais.