Fundo Leblon Ações FIC FIA: como é a gestão do fundo

Gustavo Heldt

O Fundo Leblon Ações FIC FIA é uma opção para quem busca ganhos acima da média no mercado de ações.

Entre as características do fundo, está a gestão ativa no mercado à vista e de derivativos e a elaboração da estratégia por meio de análises fundamentalistas aprofundadas, que têm como objetivo mapear o potencial das empresas.

Mas antes de investir no fundo, você precisa conhecer o modelo de gestão da carteira, os detalhes da estratégia e a rentabilidade alcançada nos últimos anos.

É o que veremos ao longo deste artigo. Siga com a leitura.

Origem do Fundo Leblon Ações FIC FIA

O Fundo Leblon Ações FIC FIA foi criado em setembro de 2008 pela gestora de investimentos Leblon Equities, empresa fundada com o propósito de ser 100% focada em ações no mercado brasileiro.

Sua filosofia é executar análises fundamentalistas profundas para otimizar a performance das aplicações.

O fundo investe no Leblon Ações Master FIA, que busca retornos elevados no longo prazo a partir de investimentos direcionados ao mercado de ações.

O fundo é indicado para investidores qualificados que buscam rentabilidade no longo prazo por meio de investimento em ações, o que demanda conhecimento dos riscos desse mercado.

Além disso, ele é listado em outras plataformas de investimentos, como Órama, XP Investimentos e Easynvest.

Gestão do Fundo Leblon Ações FIC FIA

Atualmente, o responsável pela gestão do Fundo Leblon Ações FIC FIA é gerido por quatro especialistas: Pedro Chermont, Marcelo Mesquita, Bruno Pereira e Marcelo Aguiar.

Cada um conta com mais de 20 anos de experiência com análise de empresas e gestão de ações.

Os gestores procuram ser sempre participativos nas empresas em que investem para gerar diferencial de conhecimento e aprimorar a gestão dos fundos.

É o que explica Pedro Chermont, que também é sócio-fundador da Leblon, em uma entrevista para o evento CEO Conference 2019, promovido pelo BTG Pactual.

“Eventualmente, a gente vai para o conselho de administração de uma investida do fundo, vai para os conselhos consultivos e fiscal. Tudo isso com o intuito de conhecer bem os negócios, conhecer os setores, saber quem são as pessoas que estão por trás dos negócios”, explica.

Estratégia do Fundo Leblon Ações FIC FIA

A estratégia do Fundo Leblon Ações FIC FIA tem como foco uma gestão ativa das aplicações por meio do mercado à vista e de derivativos. 

Para alcançar retornos elevados, os gestores fazem avaliações criteriosas da empresa por meio de análise fundamentalista.

Trata-se de uma metodologia que analisa investimentos com foco na valorização de ações no longo prazo e na saúde financeira das companhias na bolsa de valores.

O objetivo é identificar variáveis microeconômicas: situação financeira, econômica e potencial de crescimento dos negócios. 

Já a análise macroeconômica tem como foco o mapeamento da vulnerabilidade da carteira a fatores externos à empresa.

As aplicações são feitas em ações, derivativos de ações e debêntures conversíveis de empresas, além de empresas envolvidas em eventos societários.

É importante frisar que o fundo utiliza como benchmark o IPCA+6% ao ano.

O fundo tem taxa de administração de 2% ao ano e taxa de performance de 15% sobre o que exceder o IPCA+6%.

Além disso, o fundo entrega conversão de cotas em D+27 da solicitação e liquidação financeira em D+3 da conversão de cotas.

Em relação à tributação, o fundo implica na cobrança de Imposto de Renda sobre os rendimentos à alíquota fixa de 15%, independente do prazo de resgate.

Rentabilidade do Fundo Leblon Ações FIC FIA

Outro aspecto que deve ser analisado é a rentabilidade. Os percentuais apresentados pela gestora relativos aos rendimentos já são descontados de qualquer taxa ?— como a de administração e de performance.

Nos últimos anos, o fundo atingiu os seguintes números em termos de rentabilidade:

  • 2008: -9,5%
  • 2009: 100,1%
  • 2010: 100,1%
  • 2011: -14,0%
  • 2012: 27,1%
  • 2013: -5,9%
  • 2014: -19,5%
  • 2015: -12,7%
  • 2016: 43,1%
  • 2017: 49,4%
  • 2018: 26,1%
  • 2019: 40,5%.

E então, gostou de conhecer o Fundo Leblon Ações FIC FIA?

Agora você já pode tomar uma decisão mais assertiva com base nos dados aqui apresentados.

Se você gostou das dicas do artigo, compartilhe.

Confira também nossos posts sobre outros fundos muito buscados por aqui: Alaska, Brasil Capital, Equitas Selection, Forpus, Guepardo, AZ Quest Ações e Constellation Institucional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *