Fundo Guepardo Institucional FIC FIA: como é a gestão do fundo

Quer saber se o Fundo Guepardo Institucional FIC FIA é uma boa opção para você?

Então você precisa conhecer as principais características dele.

No mercado desde 2007, o fundo tem como objetivo aplicar em empresas com alto potencial de valorização no longo prazo para proporcionar lucros consistentes.

Para você ter uma ideia, ele foi um dos fundos mais rentáveis do Brasil em 2019, atingindo uma rentabilidade de 99,34% ao ano.

Ficou curioso?

Siga com a leitura e descubra tudo sobre o Fundo Guepardo Institucional FIC FIA: origem, gestão, estratégia e rentabilidade histórica. Confira.

Origem do Fundo Guepardo Institucional FIC FIA

O Fundo Guepardo Institucional FIC FIA foi fundado em maio de 2007 pela Guepardo Investimentos.

Ele é classificado como ações livre e é destinado a investidores no geral, entidades fechadas de previdência complementar e regimes próprios de previdência social.

Com o Índice Bovespa como benchmark, o fundo tem como objetivo gerar ganhos de capital por meio da aplicação em empresas com alto potencial de crescimento no longo prazo.

Gestora do fundo, a Guepardo Investimentos tem atuação no mercado desde 2004 e é baseada em São Paulo.

É uma empresa independente especializada em renda variável e focada em companhias brasileiras de capital aberto, sendo reconhecimento por estratégias de longo prazo.

Gestão do Fundo Guepardo Institucional FIC FIA

A gestão do Fundo Guepardo Institucional FIC FIA é feita por Octávio Ferreira de Magalhães, que também é sócio da Guepardo.

Em 2019, a gestão foi premiada com um dos melhores desempenhos do ano entre os fundos de ações.

Quanto à escolha das ações, a estratégia de gestão ocorre por meio de um processo interno de diligência, análise qualitativa setorial e da empresa e análise quantitativa.

A filosofia de investimentos da Guepardo se baseia em um portfólio concentrado composto por poucas empresas selecionadas, que são capazes de trazer grande retorno.

O fundo tem uma taxa de administração de 2% ao ano e taxa de performance de 20% do excedente do Ibovespa.

A aplicação inicial mínima e o saldo mínimo têm valor de R$ 5 mil.

Quanto à tributação, os rendimentos têm incidência de alíquota única de 15% de Imposto de Renda, independente do prazo de resgate. Não há cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e come-cotas.

Estratégia do Fundo Guepardo Institucional FIC FIA

O Fundo Guepardo Institucional FIC FIA tem como política de investimento a aplicação de recursos no Guepardo Institucional Master FIA com o objetivo de proporcionar retornos absolutos para os cotistas.

O principal fator de risco é a variação de preços de ações negociadas na bolsa  — característica da aplicação na renda variável.

Já a carteira do fundo mantém pelo menos 95% do patrimônio investido em cotas de fundo de ações e 5% em depósitos à vista ou aplicados em títulos públicos federais.

Vale pontuar que o fundo não permite alavancagem e não pode aplicar em cotas de fundos que participem de operações nos mercados de derivativos e de liquidação futura.

Rentabilidade do Fundo Guepardo Institucional FIC FIA

A rentabilidade é outro fator importante a ser analisado antes de ingressar em um fundo de investimento.

Ela não garante lucros futuros, mas indica a capacidade do fundo de gerar rendimentos em diferentes cenários e a habilidade do gestor em elaborar a melhor estratégia.

Por isso, nos tópicos a seguir, descubra a rentabilidade histórica do fundo ao longo dos anos desde a sua criação no mercado:

  • 2008: -30,11%
  • 2009: 65,65%
  • 2010: 23,79%
  • 2011: 8,59%
  • 2012: 28,09%
  • 2013: 0,76%
  • 2014: -9,06%
  • 2015: -36,24%
  • 2016: 51,67%
  • 2017: -1,01%
  • 2018: -10,57%
  • 2019: 99,34%.

Agora aproveite para conhecer a rentabilidade em janelas de 12, 24 e 36 meses:

12 meses

Em uma janela de 12 meses, o fundo obteve rentabilidade de 18,69% de acordo com apuração da Anbima referente a agosto de 2020.

24 meses

Considerando uma janela de 24 meses, a rentabilidade foi de 133,36%.

36 meses

Já nos 36 últimos meses, o fundo atingiu rentabilidade de 69,02%.

E então, compreendeu as principais características do Fundo Guepardo Institucional FIC FIA?

Com base nas informações deste artigo, decida se o fundo é a melhor escolha para o seu perfil de investidor e objetivo financeiro.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe e aproveite para ler outros artigos exclusivos sobre investimentos aqui no blog. Veja também os posts sobre outros fundos, como AlaskaForpusEquitas Selection e Constellation.

Deixe uma resposta