fbpx
INVESTIMENTO EM FUNDOS (400 x 200 px)

Saiba quem é Eugene Fama, o pai do mercado eficiente

Quer saber quem é Eugene Fama e o que esse cara fez pelo mercado de ações no mundo inteiro?

Então, seja bem-vindo.

Nas próximas linhas, vamos falar sobre o trabalho do economista, a teoria do mercado eficiente e os três fatores de risco utilizados por Eugene Fama para explicar o retorno das ações.

Interessado? Siga a leitura.

Consultoria de investimentos

Quem é Eugene Fama?

Eugene Fama é um economista americano conhecido por suas contribuições para o campo da teoria do mercado de ações.

Nascido em Boston, Massachusetts, em 1939, Fama é professor emérito de finanças na Universidade de Chicago, onde tem lecionado desde 1963.

Ele é também um dos principais pesquisadores do Instituto de Mercados de Capitais de Chicago.

Eugene Fama é conhecido principalmente por sua teoria do mercado eficiente, que afirma que os preços das ações refletem todas as informações disponíveis no mercado, tornando impossível para os investidores “baterem o mercado” através de análises e seleção de ações individuais.

Essa teoria é cada vez mais adotada por economistas e investidores, e é um dos pilares da estratégia de investimento passivo.

Além de suas contribuições para a teoria do mercado de ações, Fama também é conhecido por suas pesquisas sobre investimento em fatores de risco.

Ele desenvolveu o modelo de três fatores, que explica o retorno das ações em função do tamanho de empresa, valor e crescimento.

Esse modelo tem sido amplamente utilizado pelos investidores para alocar o capital em portfólios de ações.

Eugene Fama é um dos mais influentes economistas de sua geração, e suas contribuições para o campo da teoria do mercado de ações têm sido amplamente reconhecidas.

Em 2013, ele foi agraciado com o Prêmio Nobel de Economia, juntamente com Lars Peter Hansen e Robert Shiller, pelas suas pesquisas em finanças e macroeconomia.

> Leia também: ETFs e a eficiência de mercado: qual é a relação?

Os 3 fatores de risco de Eugene Fama

Os 3 fatores de risco de Eugene Fama são: tamanho de empresa, valor e crescimento.

Tamanho

O fator tamanho de empresa se refere à diferença no desempenho das ações de empresas de diferentes tamanhos.

Em geral, as ações de empresas menores tendem a ter um retorno superior às de empresas maiores.

Valor

O fator valor se refere à diferença no desempenho das ações de empresas consideradas baratas em relação ao seu valor contábil em relação às empresas consideradas caras.

Em geral, as ações de empresas consideradas baratas tendem a ter um retorno superior às empresas consideradas caras.

Crescimento

O fator crescimento se refere à diferença no desempenho das ações de empresas com perspectivas de crescimento acima da média em relação às empresas com perspectivas de crescimento abaixo da média.

Em geral, as ações de empresas com perspectivas de crescimento acima da média tendem a ter um retorno superior às empresas com perspectivas de crescimento abaixo da média.

Esses fatores podem ajudar os investidores a entender e gerenciar os riscos em seus portfólios de ações, alocando capital com base no tamanho, valor e perspectivas de crescimento das empresas em que investem.

Consultoria de investimentos

Eugene Fama sobre os fatores de risco

Em um de seus livros, “Efficient Capital Markets: A Review of Theory and Empirical Work”, Eugene Fama escreve:

“O desempenho das ações pode ser explicado pelos fatores de risco que as afetam. Em particular, o desempenho das ações pode ser decomposto em uma componente que é comum a todas as ações e uma componente que é específica de cada ação. O retorno comum pode ser explicado pelos fatores de risco comuns que afetam todas as ações, como o tamanho de empresa, o valor e o crescimento.”

Além disso, em um artigo publicado no Journal of Financial Economics, ele escreve:

“O desempenho das ações pode ser explicado por três fatores: o tamanho de empresa, o valor e o crescimento. O desempenho das ações é positivamente correlacionado com o tamanho de empresa, negativamente correlacionado com o valor e positivamente correlacionado com o crescimento.”

Essas citações ilustram a importância que Fama atribui aos fatores de risco na explicação do desempenho das ações e no desenvolvimento de estratégias de investimento eficientes.

Importância do trabalho de Eugene Fama

“O modelo de três fatores de Fama é um dos mais influentes modelos de retorno de ações, e tem sido amplamente utilizado pelos investidores para alocar o capital em portfólios de ações.” – The Economist

“O trabalho de Fama sobre fatores de risco tem sido crucial para a compreensão dos padrões de retorno das ações e para o desenvolvimento de estratégias de investimento eficientes.” – Financial Times

“O modelo de três fatores de Fama é uma ferramenta valiosa para os investidores que buscam compreender e gerenciar os riscos em seus portfólios de ações.” – Harvard Business Review

“O trabalho de Fama sobre fatores de risco tem sido fundamental para a teoria do mercado de ações e tem sido amplamente aceito pelos economistas e investidores.” – The Wall Street Journal

“O modelo de três fatores de Fama é uma das principais contribuições de Fama para o campo da finanças, e tem sido amplamente utilizado pelos investidores em todo o mundo.” – Financial Times

Como usar os fatores de risco de Eugene Fama

Os fatores de risco de Eugene fama e os ETFs que replicam índices podem ser usados de várias maneiras.

Uma delas é buscar ETFs de valor, tamanho e crescimento. O mercado de ETFs é bem mais desenvolvido nos EUA, onde você encontra alternativas para cada um dos fatores.

Outra é investir em um fundo de ações sistemático multifatorial, como o Dao Multifactor (Long Biased) e o Avantgarde Multifatores (Long Only).

E, por fim, você pode usar índices acionários de países como EUA e Brasil para se expor às maiores e mais negociadas ações de forma bastante diversificada.

E então, o que achou do trabalho de Eugene Fama e suas implicações para os investimentos? Comente.

Consultoria de investimentos para aproximar você de seus objetivos. Comece agora!

Quer conhecer mais sobre o meu trabalho e descobrir como a consultoria de investimentos pode ajudar na construção e preservação do seu patrimônio?

Mande uma mensagem pelo WhatsApp e vamos conversar!

Consultoria de investimentos


Lembre-se: rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro. O desempenho dos fundos é líquido de taxas, mas não de impostos. O conteúdo deste blog tem o objetivo de educação financeira. Não tome decisões baseadas unicamente neste ou em qualquer texto. Faça a lição de casa, estude, questione, investigue e dê valor ao seu dinheiro.

Gustavo Heldt

Gustavo Heldt

Consultor associado da TRAAD Wiser Investor. Especialista em Investimentos e Finanças.

Me segue lá no Instagram 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie suas dúvidas :)