fbpx
INVESTIMENTO EM FUNDOS (400 x 200 px)

Private banking: o que é e quais serviços oferece aos clientes

Dedicado a clientes de alta renda e patrimônio, o private banking é o segmento mais exclusivo dentro do contexto de serviços bancários, investimentos e gestão patrimonial

Reunidos em categorias, correntistas e investidores costumam ser divididos da seguinte forma pelas instituições financeiras:

  • Clientes de varejo, aqueles que compõem a “base da pirâmide”
  • Clientes alta renda, compostos pela categoria “intermediária”
  • Clientes private banking, aqueles que estão no topo em termos de renda e patrimônio. 

A seguir, entenda melhor o que é private banking, como funciona esse serviço exclusivo e como se tornar membro deste seleto grupo.

Consultoria de investimentos

O que é private banking?

Private banking é um segmento bancário dedicado a clientes de alta renda e patrimônio na casa dos milhões de reais.

Pelo código Anbima de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Private Banking, o volume mínimo de recursos para ser considerado um cliente desse porte é de R$ 1 milhão.

Ou seja, o mesmo montante para se tornar um investidor qualificado

Os valores, no entanto, podem variar de banco para banco, conforme normas e estratégias específicas — no geral, estamos falando em algo em torno de R$ 5 milhões

Como são estratégicos para as instituições financeiras, os clientes private têm acesso a equipes de especialistas e a serviços sob medida. 

Além de gerentes de relacionamento, contam com consultores, planejadores financeiros e assessores para cuidar da alocação, tributação e sucessão patrimonial.

Como funciona o serviço de private banking

Da alocação de investimentos ao planejamento sucessório, o private banking oferece soluções completas e sob medida para seus clientes. 

Veja quais são os principais serviços:

Assessoria de investimentos

Um dos principais serviços oferecidos pelo private banking é a assessoria completa na alocação de investimentos, tanto no mercado local quanto internacional.

A função do private banker, profissional responsável pelo serviço de assessoria consultoria, é desenvolver soluções customizadas e alinhadas ao perfil do cliente. 

O BTG Pactual Wealth Management, por exemplo, eleito anos seguidos o melhor private banking do Brasil, tem escritórios no Chile, Colômbia, Peru, Estados Unidos e Portugal.

O objetivo é oferecer aos clientes private as melhores oportunidades, considerando diferentes classes de ativos na composição de um portfólio diversificado e resiliente. 

> Leia também: O que são fundos exclusivos e quando vale a pena ter o seu.

Gestão de patrimônio

O serviço de private banking oferece também gestão patrimonial, incluindo assessoria de investimentos, carteiras administradas, fundos exclusivos, entre outras soluções.

O Wealth Planning vai além da assessoria de investimentos, ao considerar uma análise completa do patrimônio do cliente: ativos, passivos, tributação e alavancagem financeira, etc.

Em determinados casos, pode envolver a consolidação de investimentos não-financeiros e até participações societárias em empresas de capital fechado.

Consultoria de investimentos

Planejamento sucessório

Mais do que multiplicar o patrimônio, clientes private banking se preocupam em perpetuá-lo ao longo de gerações, o que exige planejar a sucessão

O propósito é estabelecer um conjunto de medidas que proporcionem uma transição suave, eficiente do ponto de vista tributário e sem margens para desentendimentos entre herdeiros.

Fundos exclusivos, seguros e previdência privada são alguns instrumentos que podem fazer parte de uma estratégia de planejamento sucessório.

Vantagens do private banking

Como vimos, o private banking oferece uma série de soluções a seus clientes, o que justifica o interesse nesse tipo de serviço por investidores de alta renda e patrimônio.

E isso gera uma série de vantagens, como: 

  1. Assessoria personalizada: clientes private banking têm atendimento personalizado e ajustado às suas necessidades financeiras
  2. Acesso a mercados restritos: como são considerados investidores qualificados, também podem acessar classes de ativos não disponíveis para o investidor comum, como os fundos internacionais de gestores renomados
  3. Diversificação e otimização de portfólio: podem contar ainda com a administração de carteiras ou criar seu próprio fundo de investimento, delegando a um gestor profissional as decisões de investimento
  4. Tranquilidade para fazer o que mais gosta: com o patrimônio aos cuidados de quem mais entende, o cliente pode dedicar tempo ao que realmente importa. 

> Leia também: Family office: o que é e como funciona esse serviço?

Consultoria de investimentos para aproximar você de seus objetivos. Comece agora!

Se gostou da ideia e quer se tornar um cliente private bank, eu posso ajudar.

Quer conhecer mais sobre o meu trabalho e descobrir como a consultoria de investimentos pode ajudar na construção e preservação do seu patrimônio?

Mande uma mensagem pelo WhatsApp e vamos conversar!

Consultoria de investimentos


Lembre-se: rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro. O desempenho dos fundos é líquido de taxas, mas não de impostos. O conteúdo deste blog tem o objetivo de educação financeira. Não tome decisões baseadas unicamente neste ou em qualquer texto. Faça a lição de casa, estude, questione, investigue e dê valor ao seu dinheiro.

Gustavo Heldt

Gustavo Heldt

Consultor associado da TRAAD Wiser Investor. Especialista em Investimentos e Finanças.

Me segue lá no Instagram 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie suas dúvidas :)