Dedicado a clientes de alta renda e patrimônio, o private banking é o segmento mais exclusivo dentro do contexto de serviços bancários, investimentos e gestão patrimonial.
Reunidos em categorias, correntistas e investidores costumam ser divididos da seguinte forma pelas instituições financeiras:
- Clientes de varejo, aqueles que compõem a “base da pirâmide”
- Clientes alta renda, compostos pela categoria “intermediária”
- Clientes private banking, aqueles que estão no topo em termos de renda e patrimônio.
A seguir, entenda melhor o que é private banking, como funciona esse serviço exclusivo e como se tornar membro deste seleto grupo.
Navegue pelo conteúdo do post
O que é private banking?
Private banking é um segmento bancário dedicado a clientes de alta renda e patrimônio na casa dos milhões de reais.
Pelo código Anbima de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Private Banking, o volume mínimo de recursos para ser considerado um cliente desse porte é de R$ 1 milhão.
Ou seja, o mesmo montante para se tornar um investidor qualificado.
Os valores, no entanto, podem variar de banco para banco, conforme normas e estratégias específicas — no geral, estamos falando em algo em torno de R$ 5 milhões.
Como são estratégicos para as instituições financeiras, os clientes private têm acesso a equipes de especialistas e a serviços sob medida.
Além de gerentes de relacionamento, contam com consultores, planejadores financeiros e assessores para cuidar da alocação, tributação e sucessão patrimonial.
Como funciona o serviço de private banking
Da alocação de investimentos ao planejamento sucessório, o private banking oferece soluções completas e sob medida para seus clientes.
Veja quais são os principais serviços:
Assessoria de investimentos
Um dos principais serviços oferecidos pelo private banking é a assessoria completa na alocação de investimentos, tanto no mercado local quanto internacional.
A função do private banker, profissional responsável pelo serviço de assessoria consultoria, é desenvolver soluções customizadas e alinhadas ao perfil do cliente.
O BTG Pactual Wealth Management, por exemplo, eleito anos seguidos o melhor private banking do Brasil, tem escritórios no Chile, Colômbia, Peru, Estados Unidos e Portugal.
O objetivo é oferecer aos clientes private as melhores oportunidades, considerando diferentes classes de ativos na composição de um portfólio diversificado e resiliente.
> Leia também: O que são fundos exclusivos e quando vale a pena ter o seu.
Gestão de patrimônio
O serviço de private banking oferece também gestão patrimonial, incluindo assessoria de investimentos, carteiras administradas, fundos exclusivos, entre outras soluções.
O Wealth Planning vai além da assessoria de investimentos, ao considerar uma análise completa do patrimônio do cliente: ativos, passivos, tributação e alavancagem financeira, etc.
Em determinados casos, pode envolver a consolidação de investimentos não-financeiros e até participações societárias em empresas de capital fechado.
Planejamento sucessório
Mais do que multiplicar o patrimônio, clientes private banking se preocupam em perpetuá-lo ao longo de gerações, o que exige planejar a sucessão.
O propósito é estabelecer um conjunto de medidas que proporcionem uma transição suave, eficiente do ponto de vista tributário e sem margens para desentendimentos entre herdeiros.
Fundos exclusivos, seguros e previdência privada são alguns instrumentos que podem fazer parte de uma estratégia de planejamento sucessório.
Vantagens do private banking
Como vimos, o private banking oferece uma série de soluções a seus clientes, o que justifica o interesse nesse tipo de serviço por investidores de alta renda e patrimônio.
E isso gera uma série de vantagens, como:
- Assessoria personalizada: clientes private banking têm atendimento personalizado e ajustado às suas necessidades financeiras
- Acesso a mercados restritos: como são considerados investidores qualificados, também podem acessar classes de ativos não disponíveis para o investidor comum, como os fundos internacionais de gestores renomados
- Diversificação e otimização de portfólio: podem contar ainda com a administração de carteiras ou criar seu próprio fundo de investimento, delegando a um gestor profissional as decisões de investimento
- Tranquilidade para fazer o que mais gosta: com o patrimônio aos cuidados de quem mais entende, o cliente pode dedicar tempo ao que realmente importa.
> Leia também: Family office: o que é e como funciona esse serviço?
Consultoria de investimentos para aproximar você de seus objetivos. Comece agora!
Se gostou da ideia e quer se tornar um cliente private bank, eu posso ajudar.
Quer conhecer mais sobre o meu trabalho e descobrir como a consultoria de investimentos pode ajudar na construção e preservação do seu patrimônio?
Mande uma mensagem pelo WhatsApp e vamos conversar!
Lembre-se: rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro. O desempenho dos fundos é líquido de taxas, mas não de impostos. O conteúdo deste blog tem o objetivo de educação financeira. Não tome decisões baseadas unicamente neste ou em qualquer texto. Faça a lição de casa, estude, questione, investigue e dê valor ao seu dinheiro.