fbpx
INVESTIMENTO EM FUNDOS (400 x 200 px)

Value investing: o que é e como usar nos seus investimentos?

Quer entender o que é value investing e por que alguns dos maiores investidores do mundo usam essa abordagem para ganhar dinheiro com consistência no longo prazo?

Então, confira nosso guia completo.

Nas próximas linhas, trazemos as lições de Benjamin Graham, Ray Dalio, Warren Buffett e Charlie Munger sobre o universo do value investing.

E lá no final, um guia básico para dar seus primeiros passos no investimento em valor.

Interessado? Siga a leitura!

Consultoria de investimentos

O que é value investing?

O value investing, ou investimento em valor, é uma estratégia de investimento popular que se concentra na compra de ações subvalorizadas pelo mercado. 

Foi popularizado por Benjamin Graham, o pai do investimento moderno, e foi adotado por investidores de sucesso como Charlie Munger e Warren Buffett.

De acordo com Graham, a chave para o value investing bem-sucedido é “comprar uma ação da mesma forma que compraria uma casa”. 

Em outras palavras, os investidores devem pesquisar cuidadosamente as finanças de uma empresa e procurar empresas que estejam negociando com um desconto significativo em relação ao seu valor intrínseco.

Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire Hathaway e parceiro comercial próximo de Buffett, também tem sido um defensor ativo do value investing. 

Em seu livro Poor Charlie’s Almanack, Munger escreve: “Eu constantemente vejo pessoas subindo na vida que não são as mais inteligentes, às vezes nem mesmo as mais diligentes, mas são máquinas de aprendizado. Elas vão para a cama todas as noites um pouco mais sábias do que eram quando eles se levantaram e o menino ajuda, principalmente quando você tem uma longa corrida pela frente.”

Warren Buffett, um dos investidores mais bem-sucedidos de todos os tempos, também defende o value investing. 

Em suas cartas aos acionistas, Buffett escreve: “Preço é o que você paga, valor é o que você recebe”. 

Esta citação destaca a importância de não pagar demais por uma ação, mesmo que pareça um bom negócio.

 Em vez disso, os investidores devem se concentrar no valor intrínseco da empresa e garantir que estão fazendo um bom negócio.

Outro aspecto fundamental do value investing é a paciência. Como Graham escreve em seu livro The Intelligent Investor: “O investidor que se deixa ser pressionado ou indevidamente preocupado por quedas injustificadas do mercado em suas participações está perversamente transformando sua vantagem básica em uma desvantagem básica”. 

Em outras palavras, os investidores em valor não devem entrar em pânico e vender suas ações quando o mercado estiver em baixa. 

Em vez disso, eles devem manter suas ações subvalorizadas e esperar que o mercado reconheça seu verdadeiro valor.

No geral, o value investing é uma estratégia comprovada para alcançar o sucesso a longo prazo no mercado de ações. 

Concentrando-se em ações subvalorizadas e esperando pacientemente que o mercado reconheça seu verdadeiro valor, os investidores podem maximizar seus retornos e minimizar seus riscos.

 Seguindo a sabedoria de Benjamin Graham, Charlie Munger e Warren Buffett, os investidores podem se tornar investidores de valor bem-sucedidos.

> Leia também: O que é factor investing?

A filosofia do value investing

A filosofia por trás do value investing é comprar ações que estão subvalorizadas pelo mercado e mantê-las até que seu verdadeiro valor seja reconhecido pelo mercado.

Essa abordagem é baseada na ideia de que o mercado nem sempre é eficiente e que existem oportunidades de comprar ações com desconto em relação ao seu valor intrínseco.

Os investidores em valor procuram empresas que tenham fundamentos sólidos, como um balanço patrimonial saudável, um histórico sólido de lucratividade e uma vantagem competitiva em seu setor. 

Eles então usam uma variedade de ferramentas financeiras, como análise de fluxo de caixa descontado e índices preço/lucro, para determinar o valor intrínseco da empresa.

Se o preço de mercado da ação for inferior ao seu valor intrínseco, o investidor em valor comprará a ação e a manterá até que o mercado reconheça seu verdadeiro valor.

Essa abordagem exige paciência, pois às vezes pode demorar muito para que o mercado reconheça o valor de uma empresa.

Investidores famosos do value investing

Alguns dos investidores mais famosos que usaram o value investing são Benjamin Graham, Warren Buffett e Charlie Munger.

Benjamin Graham é considerado o pai do investimento moderno e é o autor do clássico livro sobre investimentos The Intelligent Investor. 

Ele é creditado por popularizar o conceito de value investing e por desenvolver muitos dos principais princípios e estratégias da abordagem.

Warren Buffett é um investidor lendário amplamente considerado um dos investidores mais bem-sucedidos de todos os tempos. 

Ele é o CEO e presidente da Berkshire Hathaway, uma holding que possui um portfólio diversificado de empresas. Buffett é aluno de Graham e tem sido um defensor vocal do value investing ao longo de sua carreira.

Charlie Munger é o vice-presidente da Berkshire Hathaway e um parceiro comercial próximo de Buffett. 

Ele também é um defensor do value investing e escreveu extensivamente sobre o assunto. 

Munger é conhecido por sua abordagem sensata para investir e sua disposição de manter ações subvalorizadas por longos períodos de tempo.

10 benefícios do value investing

  1. O principal benefício do value investing é o potencial para retornos mais elevados. Ao comprar ações que estão subvalorizadas, os investidores podem se beneficiar de uma “margem de segurança” que os protege do risco de queda e permite que eles lucrem quando o valor da ação eventualmente subir.
  2. O value investing pode fornecer uma proteção contra a volatilidade do mercado. Como as ações de valor tendem a ser menos afetadas pelas flutuações do mercado do que as ações de crescimento, elas podem ajudar os investidores a enfrentar as desacelerações do mercado e potencialmente até superar o mercado em tempos de incerteza.
  3. Os investidores em valor costumam ter uma orientação de longo prazo, o que pode levar a decisões de investimento mais disciplinadas e consistentes. Ao se concentrar nos fundamentos subjacentes e no potencial de longo prazo de uma empresa, os investidores em valor têm menos probabilidade de serem influenciados pelos movimentos do mercado de curto prazo e podem evitar a tentação de tomar decisões precipitadas ou emocionais.
  4. O value investing pode ajudar os investidores a evitar pagar demais pelas ações. Ao analisar cuidadosamente a saúde financeira e o valor intrínseco de uma empresa, os investidores em valor podem evitar a compra de empresas superestimadas ou supervalorizadas, o que pode ajudar a proteger seu capital de investimento.
  5. O value investing pode fornecer benefícios de diversificação. Ao manter uma mistura de ações de crescimento e valor, os investidores podem equilibrar seu portfólio e potencialmente reduzir o risco geral.
  6. Os investidores em valor geralmente têm uma mentalidade contrária, o que pode ajudá-los a capitalizar as ineficiências do mercado e aproveitar as oportunidades que outros investidores podem ignorar.
  7. O value investing pode ajudar os investidores a evitar as armadilhas da mentalidade de rebanho. Ao fazer suas próprias pesquisas e análises, os investidores em valor podem evitar seguir a multidão e tomar decisões de investimento com base na opinião popular ou nas tendências do mercado.
  8. O value investing pode fornecer uma sensação de controle e empoderamento aos investidores individuais. Ao adotar uma abordagem proativa e analítica para investir, os investidores de valor podem se sentir mais confiantes e no controle de suas decisões de investimento.
  9. O value investing pode ajudar os investidores a evitar os efeitos negativos do timing do mercado. Como os investidores em valor tendem a manter suas ações no longo prazo, é menos provável que eles tentem cronometrar o mercado e possam evitar os riscos associados à tentativa de prever os movimentos do mercado de curto prazo.
  10. Ao pesquisar cuidadosamente as práticas de negócios e gerenciamento de uma empresa, os investidores em valor podem fazer investimentos que se alinhem com seus valores e crenças pessoais.

> Leia também: 29 frases de Warren Buffett.

Consultoria de investimentos

5 possíveis desvantagens do value investing

Uma desvantagem potencial do value investing é que pode ser demorado e exigir uma quantidade significativa de pesquisa e análise. 

Como os investidores em valor precisam avaliar cuidadosamente a saúde financeira e o valor intrínseco de uma empresa, esse pode ser um processo trabalhoso que pode não ser adequado para investidores com tempo ou recursos limitados.

Outra desvantagem potencial é que o value investing pode estar sujeito a um desempenho inferior durante certas condições de mercado. 

Por exemplo, durante períodos de crescimento econômico e forte desempenho do mercado, as ações de valor podem não acompanhar o ritmo das ações de crescimento e podem ficar atrás do mercado geral.

O value investing também pode estar sujeito a vieses comportamentais e armadilhas psicológicas, como o medo de perder ou a tentação de vender ações subvalorizadas cedo demais. 

Como o value investing geralmente envolve manter ações por um longo prazo, os investidores precisam ser disciplinados e pacientes para evitar decisões precipitadas com base em movimentos de mercado de curto prazo.

O value investing também pode ser desafiador porque requer um certo nível de especialização e conhecimento sobre análise financeira e técnicas de avaliação. Os investidores que não estão familiarizados com esses conceitos podem achar que o value investing é complexo e difícil de entender.

Finalmente, o value investing pode ser arriscado porque envolve a compra de ações que estão atualmente subvalorizadas. 

Embora isso possa levar a retornos potenciais mais altos, também significa que os investidores em valor estão assumindo mais riscos negativos e podem enfrentar maiores perdas potenciais se o valor da ação não subir conforme o esperado.

O que Benjamin Graham ensina sobre value investing?

Benjamin Graham é amplamente considerado o pai do value investing e é autor de vários livros influentes sobre o assunto, incluindo “Security Analysis” e “The Intelligent Investor”. 

Em “The Intelligent Investor”, Graham delineou seus princípios de value investing, que enfatizou a importância de analisar os fundamentos de uma empresa, comprar ações com desconto em relação ao seu valor intrínseco e manter uma perspectiva de longo prazo. 

Graham escreveu: “O principal problema do investidor – e até mesmo seu pior inimigo – provavelmente será ele mesmo… estrutura para a tomada de decisões e a capacidade de evitar que as emoções corroam essa estrutura”.

O que Ray Dalio pensa em investir em valor?

Ray Dalio é um conhecido investidor e fundador da Bridgewater Associates, um dos maiores fundos de hedge do mundo.

Dalio expressou apoio aos princípios de value investing, afirmando que é uma estratégia que pode ser eficaz na geração de retornos mais altos, minimizando o risco de queda. 

Em entrevista à CNBC, Dalio disse: “Investir em valor é comprar algo por menos do que vale, e a margem de segurança é a diferença entre o preço que você paga e o valor que tem. É um conceito muito poderoso”. 

Ele também enfatizou a importância da paciência e da disciplina no value investing, dizendo: “Você precisa ser paciente, porque investir em valor é comprar coisas que não são populares e esperar que se tornem populares”.

O que Warren Buffett fala sobre value investing?

Warren Buffett é um dos investidores de valor mais famosos e bem-sucedidos de todos os tempos. 

Em entrevista à CNBC, Buffett discutiu os princípios do value investing, dizendo: “As ideias básicas do value investing são olhar para as ações como negócios, usar suposições conservadoras e buscar uma margem de segurança. Isso é o que Ben Graham nos ensinou. Em cem anos a partir de agora, eles ainda serão os pilares do investimento.”

Buffett também enfatizou a importância da paciência e da disciplina no value investing, dizendo: “A chave para investir não é avaliar o quanto uma indústria afetará a sociedade ou quanto ela crescerá, mas sim determinar a vantagem competitiva de qualquer empresa. e, acima de tudo, a durabilidade dessa vantagem.”

Como usar o value investing nos seus investimentos

O value investing é uma estratégia popular usada por investidores que visam encontrar ações que estão sendo negociadas por menos do que seu valor intrínseco. 

Ao analisar cuidadosamente a saúde financeira de uma empresa e os fundamentos subjacentes, os investidores de valor podem identificar ações subvalorizadas e potencialmente obter retornos mais altos, minimizando o risco de queda. 

Aqui estão algumas etapas para ajudar os investidores a implementar uma estratégia de value investing:

1. Entenda os princípios do value investing

Comece entendendo os princípios do value investing. Isso envolve olhar para as ações como negócios e usar suposições conservadoras para determinar seu valor intrínseco. 

Também envolve buscar uma “margem de segurança” comprando ações com desconto em relação ao seu valor intrínseco e mantendo-as no longo prazo.

2. Compreenda a análise financeira

Desenvolva uma compreensão completa da análise financeira e técnicas de avaliação. 

Isso envolve aprender a ler e interpretar as demonstrações financeiras de uma empresa, incluindo o balanço patrimonial, a demonstração de resultados e a demonstração do fluxo de caixa. 

Também envolve aprender a usar índices financeiros, como o índice preço/lucro e o índice preço/livro, para comparar o preço das ações de uma empresa com seu valor subjacente.

3. Encontre ações baratas

Identifique ações subvalorizadas usando uma abordagem disciplinada e sistemática. 

Isso envolve uma análise cuidadosa da saúde financeira e dos fundamentos de uma empresa, como crescimento de receitas e lucros, níveis de endividamento e qualidade da gestão.

Também envolve comparar o preço das ações de uma empresa com seu valor intrínseco e procurar um desconto significativo.

4. Crie um plano de longo prazo

Desenvolva um plano de investimento de longo prazo e cumpra-o. 

O value investing exige paciência e disciplina, por isso é importante ter um plano bem definido e evitar tomar decisões precipitadas ou emocionais baseadas em movimentos de mercado de curto prazo. 

Isso significa manter ações subvalorizadas até que atinjam todo o seu potencial, em vez de tentar cronometrar o mercado ou vender muito cedo.

Consultoria de investimentos para aproximar você de seus objetivos. Comece agora!

5. No início, diversifique 

Diversifique seu portfólio e gerencie o risco com cuidado. 

Embora o value investing possa ser uma estratégia poderosa, é importante lembrar que também envolve assumir mais riscos negativos. 

Para ajudar a mitigar esse risco, é importante diversificar seu portfólio e manter uma mistura de ações de crescimento e valor. Isso pode ajudar a equilibrar seu portfólio e potencialmente reduzir o risco geral.

Em conclusão, o value investing é uma estratégia que pode ajudar os investidores a obter retornos mais altos, minimizando o risco de queda. 

Ao analisar cuidadosamente a saúde financeira e o valor intrínseco de uma empresa, os investidores podem identificar ações subvalorizadas e mantê-las a longo prazo. 

Embora o value investing possa ser demorado e sujeito à volatilidade do mercado, também pode fornecer uma sensação de controle e capacitação para investidores individuais que desejam fazer suas próprias pesquisas e análises.

Gostou das dicas sobre o que é value investing e como implementá-lo nos seus investimentos? Deixe um comentário.

Quer conhecer mais sobre o meu trabalho e descobrir como a consultoria de investimentos pode ajudar na construção e preservação do seu patrimônio?

Mande uma mensagem pelo WhatsApp e vamos conversar!

Consultoria de investimentos


Lembre-se: rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro. O desempenho dos fundos é líquido de taxas, mas não de impostos. O conteúdo deste blog tem o objetivo de educação financeira. Não tome decisões baseadas unicamente neste ou em qualquer texto. Faça a lição de casa, estude, questione, investigue e dê valor ao seu dinheiro.

Picture of Gustavo Heldt

Gustavo Heldt

Consultor associado da TRAAD Wiser Investor. Especialista em Investimentos e Finanças.

Me segue lá no Instagram 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie suas dúvidas :)