fbpx
INVESTIMENTO EM FUNDOS (400 x 200 px)

Fundo exclusivo aberto e fechado: qual a diferença entre eles?

Pesquisando sobre a diferença entre fundo exclusivo aberto e fechado?

Isso mostra que você está interessado em conhecer melhor esse veículo de investimento feito sob medida para um único investidor. 

Oferecidos por instituições com expertise em wealth management, os fundos exclusivos são produtos indicados a quem tem patrimônio elevado, geralmente acima de R$ 10 milhões.

Siga a leitura para compreender as diferenças entre um fundo aberto e fechado, bem como as principais vantagens e desvantagens de cada um.

Consultoria de investimentos

Qual a diferença entre fundo exclusivo aberto e fechado?

As diferenças entre um fundo exclusivo aberto e fechado consistem basicamente em dois aspectos:

  1. Possibilidade (ou não) de o investidor retirar ou adicionar dinheiro ao fundo quando quiser
  2. Tratamento tributário diferenciado, dependendo da categoria do fundo. 

Vamos aos detalhes:

O que é um fundo exclusivo aberto?

Um fundo exclusivo aberto, a exemplo dos fundos convencionais de varejo, tem esse nome porque permite ao cotista fazer aportes e resgates a qualquer tempo.

Por serem mais líquidos, dão flexibilidade ao investidor, embora sejam menos eficientes do ponto de vista tributário.

Caso o fundo exclusivo aberto seja de renda fixa ou multimercado, por exemplo, sofrerá a incidência do come-cotas (a antecipação semestral do Imposto de Renda).

O que é um fundo exclusivo fechado?

Os fundos exclusivos fechados, por outro lado, têm prazos de vencimento (que podem ser prorrogados) e os aportes/resgates ocorrem em datas pré-determinadas.

Os aportes (integralização de cotas) podem ser feitos apenas duas vezes por ano e os resgates (amortizações), de 12 em 12 meses.

Apesar de menos líquidos, os fundos fechados são mais eficientes do ponto de vista tributário.

Caso seja de renda fixa ou multimercado, por exemplo, não sofre a incidência do come-cotas, mantendo dentro do fundo o dinheiro que seria usado para pagar o imposto antecipado.

No longo prazo, esse diferimento tributário faz muita diferença, ao contribuir com o crescimento do patrimônio do investidor.

> Leia também: Existem fundos exclusivos para investidores qualificados? Tire suas dúvidas.

Consultoria de investimentos

Fundo aberto ou fechado: qual o melhor para você?

A escolha entre um fundo exclusivo aberto ou fechado deve considerar diferentes aspectos, como objetivos profissionais, necessidades de liquidez e visão de longo prazo.

Se você precisa de um instrumento que permita a integralização ou o resgate de recursos a qualquer tempo, o fundo aberto certamente será a opção mais viável.

Mas se os seus planos são para o longo prazo e você não vê problemas em abrir mão da liquidez, o fundo fechado, com todos os benefícios tributários, certamente será a alternativa mais vantajosa.

É importante ressaltar que o fato de ser um fundo exclusivo aberto ou fechado não implica em alterações relevantes na política de investimento

O gestor, inclusive, mantém um relacionamento estreito com o cotista, que pode participar ativamente das decisões de alocação.

Consultoria de investimentos para aproximar você de seus objetivos. Comece agora!

Invista em fundo exclusivo com segurança

Se você pretende criar um fundo exclusivo aberto ou fechado para acessar com total desenvoltura o mercado financeiro, precisará de uma consultoria especializada para isso.

As etapas de estruturação de um fundo exclusivo não são muito diferentes de um fundo convencional: envolvem a contratação de gestor, administrador, auditor independente e custodiante. 

Para ter um fundo só seu, portanto, você precisará de uma consultoria profissional que o ajude a estruturar o produto com base no tamanho do seu patrimônio e no seu perfil.

Se é disso que você precisa, conte comigo. 

Meu trabalho é ajudar você a proteger e multiplicar o patrimônio por meio das melhores ferramentas e estratégia do mercado financeiro. 

Quer conhecer mais sobre o o que faço e descobrir como a consultoria de investimentos pode ajudar na construção e preservação do seu patrimônio?

Mande uma mensagem pelo WhatsApp e vamos conversar!

Consultoria de investimentos


Lembre-se: rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro. O desempenho dos fundos é líquido de taxas, mas não de impostos. O conteúdo deste blog tem o objetivo de educação financeira. Não tome decisões baseadas unicamente neste ou em qualquer texto. Faça a lição de casa, estude, questione, investigue e dê valor ao seu dinheiro.

Gustavo Heldt

Gustavo Heldt

Consultor associado da TRAAD Wiser Investor. Especialista em Investimentos e Finanças.

Me segue lá no Instagram 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie suas dúvidas :)