Fundo de investimento multimercado: ativos, tributação e rentabilidade

Gustavo Heldt

Quer saber o que é um fundo de investimento multimercado e por que ele pode ser uma boa opção de investimento? 

Nesse tipo de fundo, você fica exposto a diferentes tipos de riscos e ativos, que dependem dos objetivos e alocações da gestora. Assim, pode obter rentabilidade mais elevada do que a renda fixa e ainda se proteger das turbulências em maus momentos do mercado.

Mas será que vale a pena? Para saber a resposta, você precisa entender melhor o tipo de alocação pretendida, a tributação e a rentabilidade do investimento. Continue a leitura e descubra como funciona o fundo de investimento multimercado.

O que é um fundo de investimento multimercado

Fundo de investimento multimercado é um fundo de investimento composto por diferentes classes de ativos e riscos. Podemos dizer que se trata de uma carteira que combina aplicações nos mercados de renda fixa e variável. 

A principal característica da modalidade é a flexibilidade de gestão das aplicações. Nesse sentido, há uma liberdade de escolha em relação à proporção do patrimônio que será aplicada em cada classe de ativos e à estratégia de composição de carteira considerando rentabilidade e riscos.

Os fundos de investimento multimercado geralmente apresentam estratégias arrojadas, que buscam rentabilidade acima da média. Mas, conforme mencionamos, é possível flexibilizar a aplicação para investidores com perfis conservadores ou moderados.

Cabe frisar que a alocação dos recursos é feita por um gestor profissional. É por isso que o fundo de investimento multimercado atrai tantos investidores. Afinal, você não precisa ser um especialista para ingressar nesse mercado.

Ativos de um fundo de investimento multimercado

Uma vez que o fundo de investimento multimercado permite flexibilidade na composição da carteira, você precisa conhecer os diferentes ativos presentes nele. Descubra nos tópicos a seguir:

Títulos de renda fixa

Os títulos de renda fixa são papéis com rentabilidade com taxas de juros predeterminadas. De modo geral, esses ativos são considerados como os mais seguros e conservadores do mercado. 

A renda fixa é dividida em duas categorias: títulos públicos e privados. Os títulos públicos são aqueles emitidos pelo governo por meio do Tesouro Direto. Já os privados são papéis emitidos por instituições financeiras. É o caso de produtos como LCI, LCA e CDB.

Ações

Ações são papéis que representam parcelas de uma empresa. Estão entre os principais ativos de renda variável negociados na bolsa de valores e possuem rentabilidade atrelada às oscilações do mercado e à performance das companhias que oferecem os papéis. Em ações, os rendimentos e os riscos tendem a ser maiores em relação à renda fixa.

O ideal é investir ao menos um percentual pequeno em ações no fundo de investimento multimercado para aumentar a rentabilidade da aplicação, sobretudo no longo prazo.

Câmbio 

Outra categoria presente no fundo de investimento multimercado é o câmbio. Na modalidade, os ativos são atrelados a moedas estrangeiras e, portanto, envolvem negociações internacionais. É uma das aplicações mais agressivas na renda variável, pois oscilam mais do que as ações.

Derivativos

Os derivativos, por sua vez, são instrumentos financeiros que têm preço de mercado derivado de outros ativos. Dito de outra forma, os valores dos derivativos estão atrelados a outros produtos do mercado. 

Por isso, se configuram como renda variável. No fundo de investimento multimercado, os derivativos servem para proteger a carteira e fazer alavancagem.

Tributação em fundo de investimento multimercado

A seguir, descubra como funciona a tributação no fundo de investimento multimercado:

IOF

Há cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras no fundo de investimento multimercado quando as aplicações são resgatadas em menos de 30 dias. Nesse caso, o imposto segue a tabela regressiva de alíquotas, que começa em 96% para resgates em 1 dia.

Imposto de Renda

No Imposto de Renda, os fundos de investimento multimercado são divididos em duas categorias: de curto prazo e de longo prazo. As alíquotas seguem a tabela regressiva, conforme os seguintes critérios em relação ao prazo de resgate:

Fundos de curto prazo

  • Até 180 dias: 22,5%
  • Acima de 180 dias: 20%.

Fundos de longo prazo

  • Até 180 dias: 22,5%
  • De 181 a 360 dias: 20%
  • De 361 a 720 dias: 17,5%
  • Acima de 720 dias: 15%.

Cabe ressaltar que fundos de investimento multimercado que investem ao menos 67% em ações são tributados como os fundos de ações, com uma alíquota de 15% independente do prazo da aplicação.

Come-cotas 

Outra cobrança na aplicação é o come-cotas, a antecipação do recolhimento de Imposto de Renda. O processo é feito no último dia útil dos meses de maio e novembro pela administradora do fundo. A alíquota é de 20% para fundos de curto prazo e 15% para fundos de longo prazo.

Rentabilidade em fundo de investimento multimercado 

A rentabilidade do fundo de investimento multimercado varia conforme três fatores principais: a composição da carteira, a estratégia e os gestores.

Uma vez que o fundo multimercado reúne diferentes classes de ativos, a rentabilidade está ligada a composição da carteira. Um fundo que investe maioritariamente em renda fixa, por exemplo, tende a gerar ganhos menores do que um fundo com foco em renda variável.

Além disso, os rendimentos dependem da estratégia adotada pelo gestor. Ela pode ser conservadora, moderada ou agressiva. A vantagem é a possibilidade de flexibilizar a estratégia, combinando ganhos mais altos e com riscos controlados, conforme o objetivo do investidor.

Por fim, os gestores têm impacto direto na rentabilidade. Quanto mais qualificados eles forem, melhor será o seu desempenho ao gerenciar as aplicações de acordo com o cenário econômico. Por isso, pesquisar quem são os profissionais encarregados do fundo é essencial.

E aí, gostou das dicas do artigo? Se elas foram úteis para você, compartilhe e acompanhe outros conteúdos sobre investimentos aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *