Quer investir no Fundo Constellation Institucional FIC FIA? O fundo é uma alternativa para aplicar em ações no longo prazo e terceirizar a gestão dos ativos.
Mas, entre tantas opções do mercado, você precisa compreender os principais aspectos do fundo, desde a gestão e estratégia até os números da rentabilidade histórica.
É justamente o que você vai descobrir com a leitura deste artigo. Acompanhe os tópicos a seguir, entenda como funciona o Fundo Constellation Institucional FIC FIA e saiba se vale a pena para você.
Origem do Fundo Constellation Institucional FIC FIA
O Fundo Constellation Institucional FIC FIA foi criado em dezembro de 2012 pela gestora de investimentos Constellation Asset Management.

Trata-se de um fundo de investimento em ações destinado a investidores em geral que buscam retornos acima do Ibovespa por meio da seleção das estrelas da bolsa, aquelas empresas que entregam valor acima da média e de forma consistente.
A história da Constellation tem origem em 1998 com a fundação da Utor Asset Management, pelos antigos sócios do Banco Garantia.
Os nomes são figuras hoje bastante conhecidas: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.
O trio convidou o gestor Florian Bartunek para trocar o Banco Pactual para cuidar da carteira proprietária de ações.
Finalmente, em 2002, Florian Bartunek e Jorge Paulo Lemann decidiram montar a Constellation e oferecer a estratégia de investimentos para o público.
Gestão do Fundo Constellation Institucional FIC FIA
Atualmente, o gestor do Fundo Constellation Institucional FIC FIA é Florian Bartunek, sócio-fundador e CIO da empresa.
Sua carreira teve início no banco Pactual, do qual se tornou sócio aos 25 anos. Hoje é um dos gestores mais renomados do país.
Em uma entrevista para o canal TradersClub, o gestor menciona que a estratégia da Constellation pode ser considerada como 90% focada em long only, que tem como objetivo gerar rendimentos a partir da valorização das ações no longo prazo.
Para isso, a gestora aloca o patrimônio dos fundos entre 20 e 30 ações de empresas de alta qualidade.
Segundo Bartunek, isso é possível porque os gestores buscam conhecer as empresas nas quais investem, incluindo, por exemplo, sua eficácia operacional.
Em termos práticos, o processo de investimento do fundo funciona em cinco etapas principais:
1. Geração de ideias
Na primeira etapa, especialistas de diferentes setores sugerem os investimentos com maior potencial de retorno.
2. Análise da indústria e empresa
Em seguida, a equipe realiza uma análise aprofundada de cada indústria e empresa para avaliar a performance antes de investir.
3. Discussão do caso com o comitê
O terceiro passo é o de questionamento e debate entre os analistas e o comitê para definir a alocação do patrimônio do fundo.
4. Definição do portfólio
Na fase de definição do portfólio, leva-se em consideração o montante que será investido e os fatores de risco envolvidos.
5. Monitoramento
Por fim, é realizado o monitoramento para rever posições, de acordo com novos preços no mercado.
Estratégia do Fundo Constellation Institucional FIC FIA
Em relação à política de investimento, o fundo aplica pelo menos 95% do patrimônio líquido em cotas do Constellation Master Fundo de Investimento de Ações.
Por meio da análise fundamentalista setorial e específica para cada empresa, o objetivo é detectar companhias negociando abaixo do valor intrínseco a fim de compor a carteira e gerar retornos consistentes no longo prazo.
No fundo, a aplicação mínima é de R$ 5 mil. Além disso, a taxa de administração é de 2% ao ano, e a taxa de performance é equivalente a 20% do que exceder o Ibovespa.
Quanto à tributação, os rendimentos do fundo têm incidência de Imposto de Renda a uma alíquota única de 15%, não importando o prazo da aplicação. Além disso, não há cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), nem cobrança de come-cotas.
Rentabilidade do Fundo Constellation Institucional FIC FIA
Nos tópicos que seguem, descubra a rentabilidade do Fundo Constellation Institucional FIC FIA nos últimos anos:
- 2013: -0,49%
- 2014: 0,07%
- 2015: -5,79%
- 2016: 25,12%
- 2017: 35,25%
- 2018: 17,92%
- 2019: 50,90%.
Aproveite para conhecer também a rentabilidade do fundo considerando janelas temporais de 12, 24 e 36 meses. Confira nos tópicos a seguir.
12 meses
De acordo com a apuração da Anbima em 2 de agosto de 2020, a rentabilidade do fundo nos últimos 12 meses foi de 25,40%.
24 meses
Considerando um período de 24 meses, o fundo alcançou rentabilidade de 84,89%.
36 meses
Em um período maior, de 36 meses, a rentabilidade do fundo foi de 114,96%.
E então, compreendeu as características do Fundo Constellation Institucional FIC FIA? Agora, com base nessas informações, avalie se vale a pena incluir a modalidade na sua carteira de investimentos.
Se você gostou das dicas deste artigo, compartilhe nas suas redes e acompanhe outros conteúdos exclusivos do blog, como os nossos posts sobre os fundos Alaska, Forpus, Equitas Selection, entre outros.
One thought