Forpus Ações FIC FIA: como é a gestão do fundo

Gustavo Heldt

O Forpus Ações FIC FIA ficou conhecido no mercado como um dos fundos de ações mais resilientes nos momentos de crise e pânico na bolsa de valores.

Enquanto outros fundos derretem após eventos críticos como impeachment presidencial e crise do coronavírus, o produto da Forpus Capital consegue segurar a queda e, muitas vezes, ter resultados positivos. 

A possível explicação está na estratégia top down setorial e em sua estratégia de proteção com opções, que diferencia o fundo de investimento de seus pares.

Se você ficou curioso, é só seguir a leitura e entender tudo sobre a gestão do Forpus Ações. 

Origem do Forpus Ações FIC FIA

O Forpus Ações FIC FIA é um fundo de ações criado em 2014 pela gestora independente Forpus Capital.

Um dos diferenciais do Forpus Ações FIC FIA é sua estratégia top-down (de cima para baixo), que parte do cenário macroeconômico para selecionar setores e empresas mais promissoras para a carteira e encontrar formas de hedge para se proteger das turbulências e incertezas da renda variável.

Com essa abordagem, o fundo alcançou uma posição de destaque no mercado financeiro, principalmente pela sua resiliência em momentos de queda da bolsa.

Entre seus feitos, estão a queda de apenas 0,8% no Joesley Day (dia em que a Ibovespa caiu 10%) e rentabilidade de 2,26% no dia que ficou conhecido como Corona Day (queda de 7% da Ibovespa por conta da pandemia do coronavírus), segundo dados publicados em 2020 na InfoMoney. 

Gestão do Forpus Ações

A gestão do Forpus Ações é de responsabilidade de Francisco Giffoni Meirelles de Andrade, formado em Administração pela FGV e com passagem por empresas como Banco Garantia, Itaú e Banco Cidade.

O fundo ainda conta com o comitê macro formado por Luiz Alberto Nunes Junior, Michel Shirozono e Rafael Belluci Cintra, todos com ampla experiência em análise de investimentos.

Esse comitê tem a função de analisar os fatores políticos e macroeconômicos continuamente para identificar ameaças e oportunidades na bolsa de valores.

Dessa forma, o fundo busca aliar a rentabilidade no longo prazo à resiliência em momento de estresse e incerteza no mercado financeiro. 

Além disso, o Forpus Ações tem um excelente controle de risco, que envolve monitoramento de VaR (Value at Risk), filtros de liquidez, limites de exposição e estratégias com opções. 

Estratégia do Forpus Ações

A estratégia do Forpus Ações é denominada top-down setorial, porque se baseia na análise diária de cenários político e macroeconômico do Brasil e do mundo para identificar os melhores setores da bolsa e compor sua carteira.

A análise começa de cima, levando em conta fatores como taxas de juros, potencial preço do câmbio, commodities e outros fatores macroeconômicos. 

O próximo filtro é verificar quais setores da bolsa podem se beneficiar do ciclo econômico vigente e quais podem sofrer impactos negativos, para então chegar às empresas com maior potencial de valorização e resistência às crises.

Na prática, o Forpus Ações opera com exposições médias comprada de 130%, vendida de 30% e líquida de 100%.

Além disso, o hedge da carteira é realizado com um book de opções que representa entre 1,5% e 2% do patrimônio do fundo. 

O objetivo é superar o Ibovespa no longo prazo e concentrar os investimentos em ativos de alta liquidez.

Hoje, o investimento mínimo do fundo é R$ 5 mil, e a liquidez D+32, com taxa de administração de 2,25% a.a. e taxa de performance de 20% sobre o excedente da Ibovespa.

Rentabilidade do Forpus Ações

A rentabilidade do Forpus Ações acumula 444,91% desde sua abertura até junho de 2020, contra 96,83% da Ibovespa, segundo dados do site da Forpus Capital. 

Confira a performance nos últimos anos:

  • 2015: 5,20%
  • 2016: 59,39%
  • 2017: 27,61%
  • 2018: 47,54%
  • 2019: 57,41%

Veja também o desempenho do Forpus em três janelas temporais, de 12, 24 e 36 meses:

12 meses

Considerando os dados da Anbima em 07 de julho de 2020, o Forpus Ações acumulou rentabilidade de 59,16% nos últimos 12 meses.

Um resultado impressionante, tendo em vista a queda da bolsa na crise do coronavírus.

24 meses

Já nos últimos 24 meses a contar da data de referência, o fundo acumulou alta de 161,95%.

36 meses

Por fim, nos últimos 36 meses a contar da referência, o resultado foi de 226,75%.

Gostou de conhecer melhor o Forpus Ações e suas estratégias?

Então, use esse aprendizado para tomar decisões nos seus investimentos e compartilhe o texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *