O Forpus Ações FIC FIA ficou conhecido no mercado como um dos fundos de ações mais resilientes nos momentos de crise e pânico na bolsa de valores.
Enquanto outros fundos derretem após eventos críticos como impeachment presidencial e crise do coronavírus, o produto da Forpus Capital consegue segurar a queda e, muitas vezes, ter resultados positivos.
A possível explicação está na estratégia top down setorial e em sua estratégia de proteção com opções, que diferencia o fundo de investimento de seus pares.
Se você ficou curioso, é só seguir a leitura e entender tudo sobre a gestão do Forpus Ações.
Origem do Forpus Ações FIC FIA
O Forpus Ações FIC FIA é um fundo de ações criado em 2014 pela gestora independente Forpus Capital.
Um dos diferenciais do Forpus Ações FIC FIA é sua estratégia top-down (de cima para baixo), que parte do cenário macroeconômico para selecionar setores e empresas mais promissoras para a carteira e encontrar formas de hedge para se proteger das turbulências e incertezas da renda variável.
Com essa abordagem, o fundo alcançou uma posição de destaque no mercado financeiro, principalmente pela sua resiliência em momentos de queda da bolsa.
Entre seus feitos, estão a queda de apenas 0,8% no Joesley Day (dia em que a Ibovespa caiu 10%) e rentabilidade de 2,26% no dia que ficou conhecido como Corona Day (queda de 7% da Ibovespa por conta da pandemia do coronavírus), segundo dados publicados em 2020 na InfoMoney.
Gestão do Forpus Ações
A gestão do Forpus Ações é de responsabilidade de Francisco Giffoni Meirelles de Andrade, formado em Administração pela FGV e com passagem por empresas como Banco Garantia, Itaú e Banco Cidade.
O fundo ainda conta com o comitê macro formado por Luiz Alberto Nunes Junior, Michel Shirozono e Rafael Belluci Cintra, todos com ampla experiência em análise de investimentos.
Esse comitê tem a função de analisar os fatores políticos e macroeconômicos continuamente para identificar ameaças e oportunidades na bolsa de valores.
Dessa forma, o fundo busca aliar a rentabilidade no longo prazo à resiliência em momento de estresse e incerteza no mercado financeiro.
Além disso, o Forpus Ações tem um excelente controle de risco, que envolve monitoramento de VaR (Value at Risk), filtros de liquidez, limites de exposição e estratégias com opções.
Estratégia do Forpus Ações
A estratégia do Forpus Ações é denominada top-down setorial, porque se baseia na análise diária de cenários político e macroeconômico do Brasil e do mundo para identificar os melhores setores da bolsa e compor sua carteira.
A análise começa de cima, levando em conta fatores como taxas de juros, potencial preço do câmbio, commodities e outros fatores macroeconômicos.
O próximo filtro é verificar quais setores da bolsa podem se beneficiar do ciclo econômico vigente e quais podem sofrer impactos negativos, para então chegar às empresas com maior potencial de valorização e resistência às crises.
Na prática, o Forpus Ações opera com exposições médias comprada de 130%, vendida de 30% e líquida de 100%.
Além disso, o hedge da carteira é realizado com um book de opções que representa entre 1,5% e 2% do patrimônio do fundo.
O objetivo é superar o Ibovespa no longo prazo e concentrar os investimentos em ativos de alta liquidez.
Hoje, o investimento mínimo do fundo é R$ 5 mil, e a liquidez D+32, com taxa de administração de 2,25% a.a. e taxa de performance de 20% sobre o excedente da Ibovespa.
Rentabilidade do Forpus Ações
A rentabilidade do Forpus Ações acumula 444,91% desde sua abertura até junho de 2020, contra 96,83% da Ibovespa, segundo dados do site da Forpus Capital.
Confira a performance nos últimos anos:
- 2015: 5,20%
- 2016: 59,39%
- 2017: 27,61%
- 2018: 47,54%
- 2019: 57,41%
Veja também o desempenho do Forpus em três janelas temporais, de 12, 24 e 36 meses:
12 meses
Considerando os dados da Anbima em 07 de julho de 2020, o Forpus Ações acumulou rentabilidade de 59,16% nos últimos 12 meses.
Um resultado impressionante, tendo em vista a queda da bolsa na crise do coronavírus.
24 meses
Já nos últimos 24 meses a contar da data de referência, o fundo acumulou alta de 161,95%.
36 meses
Por fim, nos últimos 36 meses a contar da referência, o resultado foi de 226,75%.
Gostou de conhecer melhor o Forpus Ações e suas estratégias?
Então, use esse aprendizado para tomar decisões nos seus investimentos e compartilhe o texto.