fbpx
INVESTIMENTO EM FUNDOS (400 x 200 px)

Family office: o que é, como funciona e quanto custa o serviço

O family office é uma ótima estratégia de gestão de riqueza para famílias afortunadas, principalmente quando o patrimônio inclui diferentes classes de ativos.

O objetivo do serviço é atuar pela preservação e crescimento patrimonial em um horizonte de tempo que atravessa gerações.

Aspectos como alocação de ativos, eficiência tributária e sucessão patrimonial fazem parte do trabalho do family office, que pode lidar também com tarefas rotineiras.

Quer entender melhor como funciona, quanto custa e a quem é destinado?

Então, siga a leitura até o final e descubra se esse serviço faz sentido para você.

Consultoria de investimentos

O que é family office?

Family office é uma empresa de consultoria e assessoria patrimonial que presta serviços de gestão de investimentos financeiros e não-financeiros para famílias de alta renda e com patrimônio na casa dos milhões ou bilhões de reais.

Diferentemente de outros tipos de atendimento focados em clientes premium, como o private banking (direcionado a produtos bancários) ou wealth management (especializado em asset allocation), o family office cuida de todos os aspectos da riqueza de uma família. 

Não se trata, portanto, de um serviço temporário.

Além de gerir o patrimônio, adotando ferramentas financeiras e jurídicas de proteção, o family office atua para multiplicar e perpetuar o patrimônio ao longo de gerações.

No contexto histórico, um exemplo que vale mencionar é o da família Rockefeller, uma das pioneiras nesse modelo de negócio e em atuação até hoje.

A partir de 1980, com o aumento em escala dos super-ricos mundo afora, os escritórios de family office ganharam notoriedade em um mercado que só cresce — somente em 2021, o mundo ganhou 46 mil super-ricos.

Como funciona a gestão de riquezas em family office

A gestão de riqueza promovida vai muito além da alocação de recursos no mercado financeiro e de capitais.

Aliás, dependendo da complexidade do patrimônio, os family offices também podem terceirizar a alocação financeira a um serviço de wealth management ou private banking.

O foco do trabalho está na consultoria estratégica, observando todos os aspectos da gestão e do planejamento patrimonial.

Nesse contexto, são considerados aspectos como:

  • Governança familiar
  • Planejamento sucessório
  • Gestão de dívidas
  • Análise do padrão de vida
  • Planejamento tributário
  • Reorganização societária (no caso famílias que têm sociedades empresariais)
  • Fusões e aquisições (no caso de famílias proprietárias de conglomerados de empresas)
  • Administração de imóveis.

O serviço de family office pode abranger, inclusive, projetos de filantropia (muitas famílias ricas mantêm projetos sociais relevantes), além de questões cotidianas, como a folha de pagamento e/ou distribuição de lucros e resultados entre os membros.

> Leia também: O que é Wealth Planning e o planejamento patrimonial.

Tipos de family office

Os escritórios desse serviço se dividem basicamente em dois tipos: os single family office e os multi family office.

Vamos conhecer detalhes sobre eles.

Single family office

O single family office (escritório familiar único) é uma empresa dedicada à gestão de fortunas de um único cliente.

Em geral, são estruturas criadas pela própria família para gerir com eficiência o patrimônio conforme seus objetivos e metas de curto, médio e longo prazos.

Trata-se de uma opção indicada para famílias com centenas de milhões (ou bilhões) de dólares divididos em diferentes classes de ativos, o que demanda atenção exclusiva devido ao nível de complexidade.

Por ser um serviço dedicado, tem custos mais elevados.

Multi family office

Os multi family offices, por outro lado, são escritórios que atendem duas ou mais famílias, embora cada cliente tenha um atendimento personalizado e planos sob medida.

Em geral, são serviços mais “baratos”, considerando que o escritório tem liberdade para captar outros clientes, desde que tenha estrutura para prestar um atendimento satisfatório.

Muitos multi family offices nascem como escritórios dedicados e ampliam sua atuação na medida em que prospectam novos clientes em potencial.

Com a transformação digital, surge também outro tipo: o escritório familiar virtual.

Apesar de pouco difundido, tem sido uma nova opção de serviço que quebra a barreira geográfica e usa as possibilidades da internet como uma importante via de crescimento.

Consultoria de investimentos

Serviços associados ao family office

Os serviços de consultoria e assessoria prestados por um family office são feitos sob medida para cada tipo de cliente.

No geral, contemplam áreas como:

Análise e diagnóstico patrimonial

Uma das primeiras etapas do trabalho de um family office é promover um “inventário” completo dos ativos e passivos da família.

Todo o universo patrimonial é considerado, como ativos financeiros, imóveis, automóveis, obras de arte, patentes, participações societárias, dívidas, custo de vida, entre outros.

Planejamento de curto, médio e longo prazo

O planejamento, que também leva em conta o patrimônio de forma holística, considera quais ativos devem ser mantidos, quais podem ser doados e quais devem ser vendidos.

O objetivo é aproveitar os diferentes ciclos de mercado, considerando aspectos como custo de oportunidade, relação risco-retorno e objetivos de longo prazo.

Planejamento tributário

As estratégias de redução da carga tributária sobre o patrimônio e a renda da família também fazem parte dos serviços do family office.

A economia com impostos, que pode resultar de diferentes instrumentos jurídico-financeiros, tem um peso importante na decisão de contratar o serivço.

Estratégias de investimentos

O serviço de alocação, que pode ou não ser terceirizado, envolve diversas estratégias, tanto no mercado financeiro quanto da “economia real”.

Carteiras administradas, fundos exclusivos, fundos previdenciários, holding patrimonial e investimento em private equity são algumas opções, além de ativos de renda fixa e variável.

Educação financeira dos herdeiros

O family office pode ser incumbido também de educar os herdeiros quanto à melhor maneira de usufruir da herança

O objetivo é evitar que as gerações futuras destruam o patrimônio construído ao longo do tempo por seus antecessores.

> Leia também: Proteção patrimonial: o que é e como funciona.

Para quem são os family offices?

Os family offices administram fortunas, portanto, prestam serviços sob medida para quem tem patrimônio na casa dos milhões ou bilhões de reais.

Os casos mais comuns são de famílias que possuem várias propriedades (empresas, imóveis, ativos financeiros) e que precisam de assessoria e consultoria em diferentes áreas, como:

  • Jurídica
  • Contábil
  • Fiscal
  • Financeira.

Por se tratar de um serviço altamente especializado, o investimento exigido também é alto, sobretudo no caso do single family office (escritório dedicado a uma única família).

Para valer a pena, a economia com os impostos somada aos ganhos com a alocação eficiente dos recursos e a boa administração do patrimônio devem cobrir os custos do family office com sobra.

Vantagens do family office

Além da gestão profissional, o family office oferece diversas outras vantagens para quem o contrata, tais como:

  • Gestão patrimonial a partir de uma visão holística dos ativos e passivos
  • Economia com impostos em diferentes situações: ganhos de capital, renda passiva, etc.
  • Eficiência na sucessão patrimonial por meio de ferramentas, como fundos exclusivos, seguros e holding patrimonial
  • Adequação do padrão de vida da família ao tamanho do patrimônio, considerando a capacidade de geração de renda e riqueza
  • Preparação dos herdeiros para lidar de maneira inteligente com a herança familiar
  • Tranquilidade para viver sem preocupações, certo de que o patrimônio está sendo bem cuidado.

O que é melhor: fundo exclusivo ou family office?

Depende da situação patrimonial, dos objetivos, das metas e dos custos envolvidos em cada estratégia.

O family office, como vimos, trata a gestão patrimonial do cliente como um todo, não apenas no âmbito do mercado de capitais.

O fundo exclusivo, por outro lado, é um instrumento essencialmente financeiro, constituído com o propósito de otimizar a desenvoltura do investidor no mercado local e internacional.

Em linhas gerais, podemos dizer que o fundo exclusivo é uma das ferramentas usadas pelo family office em suas estratégias abrangentes de gestão.

Consultoria de investimentos

Quanto custa um family office?

Como o serviço é desenhado conforme as necessidades de cada família, não há uma resposta exata para essa pergunta.

Os family offices podem ser remunerados de diferentes maneiras, seja por meio de um percentual sobre o patrimônio, de uma taxa fixa ou de uma taxa híbrida (fixa e variável).

Especialistas afirmam que é preciso um patrimônio de pelo menos 50 milhões de dólares para justificar a contratação de um multi family offices ou de 100 milhões para um single family office.

Como contratar o melhor family office?

Para contratar o melhor family office, você precisará pesquisar e comparar.

Algumas dicas nesse sentido são:

Analise o histórico da empresa

O family office tem papel estratégico na preservação e multiplicação do patrimônio de sua família, portanto, deve ser alguém com expertise na área e histórico de bons serviços prestados.

Prefira um serviço tailor made

Você vai precisar de um atendimento sob medida, portanto, avalie se o escritório dispõe de profissionais com dedicação exclusiva.

As melhores equipes de multi family offices trabalham com três ou quatro clientes no máximo, dependendo da complexidade do patrimônio de cada um.

Consultoria de investimentos para aproximar você de seus objetivos. Comece agora!

Escolha o MFO Solutions BTG Pactual

Sabia que o BTG Pactual é líder no mercado de multi family office por meio do MFO Solutions?

O maior banco de investimentos da América Latina oferece um atendimento totalmente personalizado, com equipes treinadas para oferecer as melhores soluções para você.

Se precisar de ajuda, pode contar comigo.

Quer conhecer mais sobre o meu trabalho e descobrir como a consultoria de investimentos pode ajudar na construção e preservação do seu patrimônio?

Mande uma mensagem pelo WhatsApp e vamos conversar!

Consultoria de investimentos


Lembre-se: rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro. O desempenho dos fundos é líquido de taxas, mas não de impostos. O conteúdo deste blog tem o objetivo de educação financeira. Não tome decisões baseadas unicamente neste ou em qualquer texto. Faça a lição de casa, estude, questione, investigue e dê valor ao seu dinheiro.

Picture of Gustavo Heldt

Gustavo Heldt

Consultor associado da TRAAD Wiser Investor. Especialista em Investimentos e Finanças.

Me segue lá no Instagram 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie suas dúvidas :)