fbpx
INVESTIMENTO EM FUNDOS (400 x 200 px)

ETFs e a eficiência de mercado: qual é a relação?

Já se perguntou como o rápido crescimento dos ETFs (Exchange Traded Funds) pode afetar a eficiência dos mercados financeiros?

Neste artigo, mergulharemos nas descobertas acadêmicas e nas implicações dos ETFs na eficiência de mercado.

Ao longo do texto, apresentaremos diversas referências acadêmicas e explicaremos cada uma delas de forma didática e compreensível.

Prepare-se para uma jornada cativante através da relação entre ETFs e eficiência de mercado!

Consultoria de investimentos

A Teoria da Eficiência de Mercado e ETFs

A teoria da eficiência de mercado, proposta por Eugene Fama em 1970, sugere que os preços das ações refletem rapidamente todas as informações disponíveis e que é difícil para os investidores obter retornos consistentemente superiores ao mercado.

ETFs e a descoberta de preços

No entanto, alguns estudos acadêmicos têm analisado a relação entre os ETFs e a descoberta de preços, o processo pelo qual os preços das ações incorporam novas informações.

Um exemplo disso é o estudo de 2017 de Doron Israeli, Charles M.C. Lee e Suhas A. Sridharan, que encontrou evidências de que a negociação de ETFs pode reduzir a eficiência da descoberta de preços.

Segundo os autores, isso ocorre porque os investidores em ETFs estão menos focados em analisar informações sobre ações individuais.

(Referência: Israeli, D., Lee, C.M.C. & Sridharan, S.A. (2017). Is There a Dark Side to Exchange Traded Funds (ETFs)? An Information Perspective. Review of Accounting Studies, 22(3), 1048-1083. )

> Leia também: A fascinante história dos ETFs.

ETFs e liquidez do mercado

Outra questão que surge é como os ETFs podem afetar a liquidez do mercado.

Itzhak Ben-David, Francesco Franzoni e Rabih Moussawi (2018) investigaram esse aspecto e concluíram que a negociação de ETFs pode reduzir a liquidez das ações subjacentes.

Isso ocorre porque os investidores em ETFs estão menos interessados em negociar ações individuais, o que pode levar a uma menor liquidez no mercado de ações subjacente.

(Referência: Ben-David, I., Franzoni, F., & Moussawi, R. (2018). Do ETFs Increase Volatility? The Journal of Finance, 73(6), 2471-2535. )

Consultoria de investimentos

ETFs e Comportamento dos Investidores

Além dos impactos diretos na eficiência de mercado, os ETFs também podem influenciar o comportamento dos investidores.

Investidores e o viés de atenção

Da, Engelberg e Gao (2011) analisaram o chamado “viés de atenção”, que ocorre quando os investidores concentram sua atenção em ações que são mais facilmente observáveis.

Eles descobriram que os ETFs podem amplificar esse viés, uma vez que os investidores podem se concentrar mais nas ações incluídas nos índices que os ETFs replicam, ignorando outras ações menos visíveis.

(Referência: Da, Z., Engelberg, J., & Gao, P. (2011). In Search of Attention. The Journal of Finance, 66(5), 1461-1499.)

ETFs e a tomada de risco

Um estudo de 2018 de Miguel Antón e Christopher Polk examinou a relação entre os ETFs e a tomada de risco pelos investidores.

Os autores descobriram que os investidores em ETFs tendem a assumir mais riscos do que os investidores em ações individuais, o que pode ter implicações para a estabilidade do mercado financeiro.

(Referência: Antón, M., & Polk, C. (2018). Connected Stocks. The Journal of Finance, 73(3), 1097-1131.)

Consultoria de investimentos para aproximar você de seus objetivos. Comece agora!

Conclusão

Embora os ETFs ofereçam muitos benefícios para os investidores, como diversificação e baixo custo, também é essencial estar ciente das implicações para a eficiência de mercado e o comportamento dos investidores.

Este artigo destacou algumas descobertas acadêmicas importantes que ajudam a entender esses impactos.

Ao investir em ETFs, é fundamental ter em mente esses efeitos e considerar como eles podem afetar a eficiência de mercado e a estabilidade financeira.

O conhecimento dessas questões é fundamental para tomar decisões de investimento informadas e responsáveis.

Fique atento às novas pesquisas e descobertas acadêmicas para aprimorar constantemente sua compreensão do complexo mundo dos investimentos e ETFs.

Quer conhecer mais sobre o meu trabalho e descobrir como a consultoria de investimentos pode ajudar na construção e preservação do seu patrimônio?

Mande uma mensagem pelo WhatsApp e vamos conversar!

Consultoria de investimentos


Lembre-se: rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro. O desempenho dos fundos é líquido de taxas, mas não de impostos. O conteúdo deste blog tem o objetivo de educação financeira. Não tome decisões baseadas unicamente neste ou em qualquer texto. Faça a lição de casa, estude, questione, investigue e dê valor ao seu dinheiro.

Picture of Gustavo Heldt

Gustavo Heldt

Consultor associado da TRAAD Wiser Investor. Especialista em Investimentos e Finanças.

Me segue lá no Instagram 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie suas dúvidas :)