fbpx
INVESTIMENTO EM FUNDOS (400 x 200 px)

Como abrir um fundo exclusivo em 2024: passo a passo

Quer descobrir como abrir um fundo exclusivo

Essa é uma excelente medida para a gestão de patrimônio

Com esse veículo, você tem domínio completo das alocações, um gestor profissional à disposição, vantagens tributárias e benefícios sucessórios bem interessantes.

Siga a leitura para tirar suas dúvidas e abrir seu fundo exclusivo.

Consultoria de investimentos

Vale a pena abrir um fundo exclusivo?

Sim, vale a pena, mas além de entender como abrir um fundo exclusivo, o investidor precisa avaliar o custo-benefício de ter um fundo só seu. 

Feitos sob medida conforme o perfil e objetivos de cada cliente, os fundos exclusivos são restritos a investidores qualificados.

Trata-se, portanto, de um produto financeiro destinado a quem tem patrimônio elevado, devido aos custos de abertura e manutenção.

Em geral, a própria instituição que oferece fundos exclusivos faz uma análise do perfil e das condições do cliente a fim de verificar se vale ou não a pena estruturar o produto.

Em geral, investidores que possuem patrimônio acima de R$ 10 milhões já reúnem as condições necessárias para justificar a estruturação de um produto do tipo.

Quanto à rentabilidade, vale muito a pena ter um fundo exclusivo, considerando que, por meio dele, o investidor poderá acessar com total desenvoltura diversas classes de ativos, tanto no mercado local quanto internacional. 

Além disso, há vantagens tributárias importantes que nem um investidor qualificado conseguiria aproveitar investindo por meio do CPF.

> Leia também: Onde investir 5 milhões de reais?

Por que abrir um fundo exclusivo?

Se você é investidor qualificado e reúne as condições necessárias para abrir um fundo exclusivo, pode aproveitar diversos benefícios, como os pontuados a seguir:

Gestão profissional

Uma das vantagens mais evidentes é a gestão profissional e exclusiva do seu patrimônio. 

Por se tratar de um produto personalizado, há uma relação próxima e de confiança entre o gestor e o investidor, que pode participar ativamente das decisões de alocação. 

Por meio de relatórios e reuniões com a equipe de gestão, o cliente conhece, em detalhes, as estratégias de investimento, bem como a performance do fundo em diferentes janelas de tempo.

Eficiência tributária

Outra vantagem que justifica abrir um fundo exclusivo é o ganho tributário

De imediato, o investidor pode se livrar do come-cotas (antecipação semestral de Imposto de Renda) nos fundos de renda fixa e multimercado — desde que seja um fundo fechado.

Importante ressaltar: há propostas de governo que podem reduzir a eficiência tributária dos fundos exclusivos, com a implementação do come-cotas nesse tipo de veículo.

Outra vantagem é quanto às movimentações internas dos ativos. 

Nos fundos exclusivos, não é preciso pagar Imposto de Renda toda vez que o gestor fizer uma operações com ganho de capital. 

Planejamento sucessório

A abertura de um fundo exclusivo também pode ser um instrumento eficiente de planejamento patrimonial e sucessório.

Afinal, como único dono do fundo, você pode doar cotas aos herdeiros ainda em vida, inclusive com cláusulas de proteção ao patrimônio. 

Além de evitar perda de tempo e de dinheiro com processos de inventário, que podem consumir até 20% do valor da herança, a estratégia certamente evitará desentendimentos familiares.

Consultoria de investimentos

Como abrir um fundo exclusivo: passo a passo

Vamos, então, ao passo a passo de como abrir um fundo exclusivo

Como você pôde ver nos tópicos anteriores, o funcionamento de um fundo destinado a um único cotista não é muito diferente de um fundo convencional.

Confira a seguir um resumo das principais etapas.

1. Escolha dos parceiros prestadores de serviço 

O primeiro passo para abrir um fundo exclusivo é definir as instituições financeiras que prestam esse tipo de serviço.

A estrutura de um fundo de investimento precisa ter:

  • Gestor: pessoa física ou jurídica responsável pelas decisões de investimento (no caso dos fundos exclusivos, o cliente também pode participar ativamente)
  • Administrador: instituição responsável pelos processos burocráticos e administrativos do fundo, sobretudo junto aos órgãos reguladores
  • Custodiante: instituição responsável por guardar os ativos do fundo, bem como proceder sua liquidação física e financeira.
  • Auditor independente: instituição contratada para auditar os informes e relatórios do fundo, dando mais segurança e credibilidade às transações  

2. Escolha do tipo de fundo

A escolha do tipo de fundo é essencial para a definição da política de investimentos que, como vimos, deve ser alinhada às expectativas e ao perfil do cliente. 

Você pode abrir um fundo exclusivo de renda fixa, de ações, multimercado ou cambial, conforme classificação da Anbima.

Cada classe de fundo pode ser dividida ainda categorias e subcategorias. 

3. Definir se o fundo será aberto ou fechado

Ao decidir abrir um fundo exclusivo, você deve escolher entre os formatos aberto ou fechado

O fundo exclusivo aberto tem esse nome porque permite que o investidor faça aportes e resgates livremente, semelhantes aos demais fundos 555

O fundo fechado, por outro lado, permite aporte apenas duas vezes por ano e as amortizações (resgates parciais) só podem ocorrer uma vez a cada 12 meses.

De maneira geral, o fundo aberto é mais líquido e dá mais liberdade ao investidor. 

O fundo exclusivo fechado, embora mais restrito quanto às movimentações, tem um ganho tributário importante: não sofre a incidência do come-cotas nas modalidades multimercados e de renda fixa. 

4. Documentação e registro

As etapas seguintes são basicamente burocráticas. 

Após escolher a instituição responsável por abrir um fundo exclusivo e o tipo de fundo, basta providenciar os documentos necessários para proceder o registro junto à Anbima e à CVM.

Essa é função é do administrador, que deve:

  • Registrar o CNPJ do fundo
  • Aprovar o regulamento e fazer o registro no cartório de títulos e documentos 
  • Apresentar o nome do auditor independente.

Com o produto devidamente registrado de acordo com as formalidades exigidas pelos agentes reguladores, seu fundo exclusivo estará pronto para receber aportes.

Consultoria de investimentos para aproximar você de seus objetivos. Comece agora!

Abra seu fundo exclusivo no BTG

Agora que você sabe como abrir um fundo exclusivo, conheça os serviços de Wealth Management do BTG Pactual, o melhor private bank do Brasil e da América Latina.

Ao contratar o BTG para abrir seu fundo exclusivo, uma equipe de profissionais analisará detalhadamente suas demandas e necessidades individuais para desenvolver soluções financeiras alinhadas com suas expectativas e objetivos.

Com o BTG Pactual, você não se limita aos investimentos no Brasil.

O maior banco de investimentos da América Latina tem escritórios no Chile, na Colômbia, no Peru, nos Estados Unidos e em Portugal para proporcionar aos clientes uma estrutura global com atendimento local especializado.

No mercado asiático e europeu, oferece as melhores opções de investimentos por meio de uma parceria com o European Financial Group (EFG), uma das maiores instituições financeiras suíças focada em private banking.

Ficou com alguma dúvida sobre abertura de fundos exclusivos? Deixe um comentário.

Quer conhecer mais sobre o meu trabalho e descobrir como a consultoria de investimentos pode ajudar na construção e preservação do seu patrimônio?

Mande uma mensagem pelo WhatsApp e vamos conversar!

Consultoria de investimentos


Lembre-se: rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro. O desempenho dos fundos é líquido de taxas, mas não de impostos. O conteúdo deste blog tem o objetivo de educação financeira. Não tome decisões baseadas unicamente neste ou em qualquer texto. Faça a lição de casa, estude, questione, investigue e dê valor ao seu dinheiro.

Picture of Gustavo Heldt

Gustavo Heldt

Consultor associado da TRAAD Wiser Investor. Especialista em Investimentos e Finanças.

Me segue lá no Instagram 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie suas dúvidas :)