fbpx
INVESTIMENTO EM FUNDOS (400 x 200 px)

Fundos de investimento Alaska: conheça os principais e como é a gestão da casa

Os fundos de investimento Alaska são fenômenos no mercado financeiro nacional. 

A receita que garantiu popularidade à gestora Alaska soma três ingredientes principais: performance que chama a atenção, gestores renomados e Magazine Luiza, uma ação que virou case de valorização nos últimos anos.

Com esses elementos, a casa conquistou os brasileiros e hoje gerencia diferentes fundos focados em renda variável. 

Se você quer diversificar sua carteira, siga a leitura e conheça melhor a gestão dos fundos de investimento Alaska. 

Consultoria de investimentos

Origem dos fundos de investimento Alaska

Os fundos de investimento Alaska foram abertos em 2015, com a união entre nomes de peso do mercado financeiro como o bilionário Luiz Alves Paes de Barros e o investidor Henrique Bredda.

As carteiras dos fundos são compostas principalmente por ações, a especialidade da casa. Alguns dos fundos contam com renda fixa e uma “pimenta” extra, com operações em moeda, juros e possibilidade de investimento no exterior. 

Em 2016, os fundos de investimento Alaska começaram a se destacar pelos bons retornos e passaram a atrair muitos investidores.

Esses resultados despertaram a atenção de investidores que procuravam alternativas à renda fixa, com o cenário de queda dos juros, transformando a Alaska em um novo fenômeno do mercado financeiro.

Até o fim de 2017, os fundos de investimento Alaska tinham pouco mais de 10 mil cotistas, e em 2019 já eram impressionantes 154 mil cotistas e um patrimônio de R$ 3,8 bilhões aplicado.

No mesmo ano, o fundo Alaska Black BDR Nível I levou o prêmio de melhor fundo de ações do país no ranking InfoMoney-Ibmec

Gestão dos fundos de investimento Alaska

Os fundos de investimento Alaska estão nas mãos de vários gestores qualificados:

  • Henrique Bredda: sócio fundador e gestor dos fundos da família Black, com experiência em empresas como Unibanco, Spinnaker Capital Group e Ashmore Brasil
  • Luiz Alves Paes de Barros: sócio fundador e CIO da Alaska, considerado um dos maiores investidores do mercado de renda variável brasileiro com 50 anos de experiência
  • Ney A. Miyamoto: sócio fundador e gestor com experiência em empresas como Deutsche Bank, Itaú Unibanco e Unibanco Securities
  • Danilo Bredda: sócio fundador e gestor com experiência em empresas como Dibran DTVM e VentureStar Capital Management.

A equipe soma 15 pessoas com ampla experiência no mercado de renda variável e expertise em risco, compliance, tecnologia e análise de empresas.

Como a própria empresa afirma, sua missão é proporcionar rendimentos consistentes no longo prazo, além de educar e informar investidores sobre o mercado financeiro.

Os princípios da gestão são a transparência, exposição estratégica ao risco e investimento com base em análise diligente e monitoramento constante. 

Um dos pilares da condução do fundo é a relação com os investidores, representada principalmente pela figura de Henrique Bredda, um dos gestores mais ativos em redes sociais e lives do mercado financeiro.

Consultoria de investimentos

Estratégia dos fundos de investimento Alaska

A estratégia geral dos fundos de investimento Alaska é semelhante à de vários outros produtos da mesma categoria: comprar papéis de empresas que estão subvalorizadas e esperar pela subida dos preços para lucrar.

Atualmente, são sete fundos ativos com abordagens diferentes:

  • Alaska Black FIC FIA  – BDR Nível I: investe no mínimo 67% do patrimônio em ações, permite BDRs (Brazilian Depositary Receipts) e tem o IPCA como benchmark
  • Alaska Black FIC FIA II – BDR Nível I: investe no mínimo 67% do patrimônio em ações, permite BDRs (Brazilian Depositary Receipts) e tem o Ibovespa como benchmark
  • Alaska Black Institucional FIA: investe somente em ações (sem câmbio, juros ou BDR) tendo o Ibovespa como benchmark e estratégia de longuíssimo prazo 
  • Alaska 70 Icatu Previdenciário FIM: fundo previdenciário com 70% de alocação no fundo master de ações e 30% em renda fixa
  • Alaska 100 Icatu Previdenciário FIM: fundo previdenciário com 100% de alocação no fundo master de ações 
  • Alaska Black 70 Advisory XP Seg Prev FIC FIM: fundo previdenciário com 70% de alocação no fundo master de ações e 30% em renda fixa
  • Alaska Black 100 Advisory XP Seg Prev FIC FIM: fundo previdenciário com 100% de alocação no fundo master de ações 
  • Alaska Range FIM: fundo multimercado que combina ações, índices, juros e moedas tendo o CDI como benchmark.

Lembrando que todos os fundos são classificados entre os perfis de risco arrojado e agressivo.

Rentabilidade dos fundos de investimento Alaska

Os fundos de investimento da Alaska são conhecidos por adotar uma abordagem de gestão ativa, buscando superar seus benchmarks através de análises profundas e uma seleção rigorosa de ativos.

Tradicionalmente, esses fundos têm se caracterizado por uma volatilidade relativamente alta, refletindo a natureza agressiva de suas estratégias de investimento, que muitas vezes focam em ações com grande potencial de valorização.

A rentabilidade dos fundos da Alaska pode variar significativamente de acordo com as condições de mercado, tendências econômicas e decisões específicas de gestão.

Em períodos de alta nos mercados acionários, os fundos tendem a performar muito bem, beneficiando-se do acerto nas suas escolhas de investimento.

Por outro lado, em mercados turbulentos ou em recessão, a performance pode ser negativamente impactada.

Portanto, investidores nesses fundos devem estar preparados para enfrentar períodos de baixa e ter uma visão de longo prazo.

Consultoria de investimentos para aproximar você de seus objetivos. Comece agora!

E então, ficou interessado nos fundos de investimento Alaska? Aproveite para renovar sua carteira e compartilhar o texto com outros investidores.

Quer conhecer mais sobre o meu trabalho e descobrir como a consultoria de investimentos pode ajudar na construção e preservação do seu patrimônio?

Mande uma mensagem pelo WhatsApp e vamos conversar!

Consultoria de investimentos


Lembre-se: rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro. O desempenho dos fundos é líquido de taxas, mas não de impostos. O conteúdo deste blog tem o objetivo de educação financeira. Não tome decisões baseadas unicamente neste ou em qualquer texto. Faça a lição de casa, estude, questione, investigue e dê valor ao seu dinheiro.

Picture of Gustavo Heldt

Gustavo Heldt

Consultor associado da TRAAD Wiser Investor. Especialista em Investimentos e Finanças.

Me segue lá no Instagram 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie suas dúvidas :)